Ação em postos no estado busca combater fraudes

Fiscalização aconteceu em Laguna e em outras quatro cidades de Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da Deic, realizou uma operação conjunta de fiscalização em postos de combustíveis no estado. As inspeções ocorreram nas cidades de Laguna, Penha, Porto Belo, Florianópolis e Içara.

Do total de 21 bombas medidoras de combustíveis fiscalizadas, quatro foram reprovadas e duas interditadas por vazamento interno. Entre as irregularidades encontradas, destacaram-se: ausência de inscrições obrigatórias no bloco medidor; segmento de dígitos danificados; sistema de desligamento automático superior a 60 segundos; e bomba que não mantém indicação de abastecimento por cinco minutos após o desligamento de energia.

A ação contou com o apoio de fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC).

O Imetro-SC também autuou um dos postos por constatar a violação de um plano de selagem em uma bomba de seis bicos. Tal violação permitia o acesso a componentes internos da bomba. Não foram evidenciadas fraudes nos postos fiscalizados.

Infrações

A ANP lavrou três autos de infração em dois postos por: não comunicar alterações cadastrais à Agência dentro do prazo legal, não manter o termodensímetro em perfeito estado de funcionamento nas bombas de etanol e por não realizar drenagem nos tanques de óleo diesel. Nenhuma inconformidade foi encontrada na qualidade dos combustíveis analisados.

Operação conjunta facilitou trabalhos realizados

A Secretaria da Fazenda Estadual evidenciou que um dos postos utilizava máquina de cartão em nome de pessoa física e constatou que a loja não estava emitindo notas fiscais. O posto foi autuado e a máquina de cartão, apreendida.

A Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Fazenda Pública da DEIC/PCSC garantiu a segurança dos agentes durante as diligências e fiscalizou a regularidade dos alvarás de funcionamento expedidos pela Polícia Civil. Além disso, tentou-se levantar indícios de possíveis outros crimes.

Um dos postos foi autuado por apresentar violação no lacre do Inmetro em uma bomba sêxtupla, com acesso indevido aos componentes eletrônicos.

A operação teve como objetivo proteger o consumidor, garantir a concorrência leal no mercado de combustíveis e fortalecer a recuperação de ativos no estado. O material coletado será analisado pelos órgãos envolvidos e poderá resultar em autuações administrativas, sanções fiscais, interdições e abertura de inquéritos policiais para investigar crimes contra a ordem tributária, econômica e o consumidor.

DS

Últimas notícias

Homem é morto a tiros na madrugada em festa às margens da SC-114, próximo ao Boqueirão em São Joaquim

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste...

LAURO MÜLLER | Casal é preso por estupro de vulnerável

Um casal foi preso em flagrante na noite de...

Falta de tempo é a maior barreira para consumo de cultura, diz estudo

Em seguida, vem a falta de interesse (29%) e...

JAGUARUNA | Suspeito de assalto a idosos é preso

A Delegacia de Jaguaruna prendeu, nos últimos dias, o...

Santa Catarina entra em alerta para temporais a partir de hoje domingo (7)

Santa Catarina deve ter um domingo (7) com predomínio...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas