Começou na terça-feira (27) a 4ª etapa dos trabalhos de campo em Blumenau (SC) para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A atividade faz parte das ações voltadas ao mapeamento de áreas de risco geológico e hidrogeológico, como deslizamentos e inundações.
Durante dez dias, pesquisadores do SGB, junto à Defesa Civil municipal, realizarão visitas técnicas a bairros do município para identificar áreas de risco e caracterizar os processos geológicos associados. O mapeamento desta etapa terá início no Bairro Garcia. Nas etapas anteriores, o trabalho foi realizado nos bairros Progresso, Glória, Vila Itoupava e Itoupava Central.
O Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento essencial para apoiar políticas públicas de habitação, infraestrutura e defesa civil. Com o PMRR, o governo federal ajuda a reduzir as vulnerabilidades sociais e direcionar os investimentos para medidas estruturais e não estruturais de prevenção a desastres. O plano é construído de forma coletiva, com a participação da população ao longo de todo o processo, desde o mapeamento até a fase de implementação.
Parceria entre SNP e SGB
A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, firmou cooperação técnica com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em dez municípios. O investimento total feito pela pasta foi de R$ 7,5 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), com o SGB.
As cidades atendidas são: Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS).
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal








