O Senado Federal lançou ontem o projeto Zap Delas, uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, comandada pela senadora Augusta Brito (PT-CE). O canal, disponível pelo número (61) 98309-0025, utiliza o WhatsApp para receber denúncias e relatos de violência política de gênero, além de oferecer acolhimento, orientação jurídica e encaminhamento institucional às vítimas.
A proposta busca facilitar o acesso de candidatas, eleitas, assessoras e lideranças políticas a mecanismos de proteção, fortalecendo a participação feminina na política. Segundo dados do Observatório Nacional da Mulher na Política, entre 2020 e 2024 o número de casos de violência política contra mulheres mais que dobrou. Apenas em 2024, o Disque 100 recebeu 394 denúncias.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que mais de 60% das prefeitas e vice-prefeitas já foram vítimas de agressões políticas.
Atendimento
O atendimento será integrado à Delegacia do Senado, à Ouvidoria e às procuradorias da mulher nos estados e municípios. O modelo foi inspirado em uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará.