A mobilização acontece dia 28 de setembro (domingo), no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) em parceria com a Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR). Com o slogan “Dor nas Juntas? Junta tudo e vem para o reumato”, a edição 2025 da campanha nacional visa chamar atenção da população sobre prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos corretos das doenças reumáticas, que afetam cerca de 15 milhões no país.
Das 8h às 12h, médicos especialistas em reumatologia estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas, distribuir materiais informativos sobre as principais doenças reumáticas e orientar sobre hábitos de vida que contribuem para a qualidade de vida da população.
São mais de 120 doenças já catalogadas entre inflamatórias, crônicas, autoimunes e raras, algumas das quais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. “Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma correta por um reumatologista”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dr. José Eduardo Martinez.
“A conscientização é uma das principais formas de prevenção. O diagnóstico precoce e o início do tratamento correto proporcionam inserção social e qualidade de vida ao paciente”, completa ele.
Para o presidente da Sociedade de Reumatologia de Santa Catarina, Dr. Marcus de Luca Maciel, é muito importante esse contato direto com a população para levar informações confiáveis sobre as doenças reumáticas auxiliando na identificação dos primeiros sinais das doenças para a busca de atendimento médico especializado e de qualidade. A campanha reforçará medidas preventivas para muitas dessas doenças. “Sentir dor não é normal, é importante que a pessoa busque atendimento médico para um diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maior será a eficácia do tratamento”, afirma.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a campanha também quer ampliar o entendimento da população sobre as doenças reumáticas e o que faz um médico reumatologista. O especialista atua em um vasto campo de estudo que inclui enfermidades como artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, gota, osteoartrite/artrose, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, febre reumática, vasculite, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e esclerose sistêmica. As doenças mais prevalentes são as osteoartrites, principalmente entre idosos, seguidas pela fibromialgia e artrite reumatoide.
A mobilização integra a campanha nacional da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) com eventos simultâneos em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Maceió (AL), Araguaína (TO), João Pessoa (PB) e Vitória (ES).
Doenças mais frequentes
As doenças reumáticas acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas também podem comprometer outras partes do corpo humano como rins, coração, pulmão, pele, sistema circulatório, cérebro e o sistema nervoso central. Entre os sintomas mais frequentes estão dores nas articulações, rigidez e inchaço, que podem, dependendo do estágio da doença, levar à deformidade nos pés e nas mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos.
- A osteoartrite ou artrose, de acordo com a SBR, é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.
- A artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. Acomete mais mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes.
- A lombalgia ou dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais.
- A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. Silenciosa, a doença pode atingir todos os ossos do corpo. Afeta homens e mulheres.
- O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) acomete entre 150 a 300 mil brasileiros e mais frequente em mulheres.
Serviço
Florianópolis (SC)
Local: no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte
Horário: das 8h às 12h
Orientações com reumatologistas! Basta comparecer ! Gratuito!
Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa | Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Jô Ribeiro | [email protected]