Em Lauro Müller, um estabelecimento comercial do ramo de materiais de construção, localizado no bairro Sumaré, foi alvo de criminosos durante a madrugada de sexta-feira, dia 12. Segundo o proprietário, de 25 anos, os suspeitos arrombaram o telhado e quebraram o forro de madeira para acessar o interior do local. Foram levados um notebook e valor em dinheiro.
Ainda na sexta-feira, três homens foram flagrados em Forquilhinha, no bairro Santa Líbera, tentando furtar telhas de zinco avaliadas em R$ 23 mil de um complexo industrial. Eles foram abordados portando ferramentas e alegaram que foram contratados por um homem não identificado para retirar o material. Testemunhas confirmaram a ação, e os três receberam voz de prisão, sendo encaminhados à Delegacia de Polícia.
Na noite da mesma data uma revenda de automóveis em Orleans, no Centro, também foi invadida. De acordo com testemunhas, dois homens — um deles usando jaqueta azul — quebraram o vidro da porta de entrada com uma pedra, entraram no local e furtaram um veículo VW Saveiro que estava estacionado com a chave na ignição. O estabelecimento não contava com sistema de alarme ou monitoramento.
Já no sábado, dia 13, em Içara, uma motocicleta foi furtada no bairro Vila Nova. A vítima, de 52 anos, relatou que havia deixado o veículo estacionado em frente ao trabalho e, ao retornar, não o encontrou. Uma bicicleta deixada no local pode ter sido usada pelo suspeito visto rondando a área anteriormente.
Pouco depois, uma empresa em Treviso foi alvo de criminosos. Um vigilante constatou que a porta da casa de máquinas havia sido arrombada e que dois motores elétricos de 30 CV 3500 foram sido levados. A Polícia Militar esteve no local, registrou o boletim de ocorrência e realizou registros fotográficos.
Prisões e itens recuperados
Já na madrugada de domingo, dia 14, a Polícia Militar localizou o veículo furtado na sexta-feira em Orleans. O carro foi encontrado circulando nas proximidades da igreja matriz, no Centro da cidade. Dois jovens, de 19 e 21 anos, estavam no interior do automóvel e foram presos em flagrante. Com o carona, os policiais encontraram pedras de substância semelhante a crack e R$ 854 em espécie; já com o condutor, foi apreendido um notebook. Ambos foram conduzidos à Central de Flagrantes junto com o veículo recuperado.
Ainda na madrugada de domingo, houve uma tentativa de furto em uma empresa de transportes localizada na Rodovia Luiz Rosso, no bairro Quarta Linha, em Criciúma. Dois homens foram vistos mexendo em caminhões estacionados, mas fugiram antes da chegada da polícia. Nenhum objeto foi levado.
Minutos depois, uma nova ocorrência foi registrada em Treviso também envolvendo o furto de um motor elétrico de 30 CV 3500 de uma casa de máquinas. Segundo o vigilante, o local havia sido vistoriado por volta das 21h30 sem alterações, mas, ao retornar no início da madrugada constatou o arrombamento. Trata-se do mesmo local que já havia sido alvo de furto na manhã do sábado.
Por Alexandra Cavaler