Venezuela pode aplicar tarifas de até 77% sobre produtos brasileiros

Imposto inesperado preocupa setor

A Venezuela iniciou, sem aviso prévio, a cobrança de imposto de importação sobre produtos brasileiros que tradicionalmente eram isentos mediante apresentação de certificado de origem. A medida, conforme publicado pela Folha BV, tem gerado incerteza entre representantes dos setores envolvidos nas operações comerciais entre os dois países.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela, Eduardo Ostreicher, afirmou à publicação que ainda não há clareza se a cobrança foi resultado de uma ordem do governo venezuelano voltada aos países do Mercosul ou de uma falha no sistema. “Estamos elaborando uma carta à embaixada brasileira em Caracas com as informações já levantadas sobre o assunto”, declarou.

Segundo a Folha BV, a Venezuela tem sido, desde 2019, o principal parceiro comercial do estado de Roraima. Em 2024, o estado exportou para o país vizinho US$ 144,6 milhões (aproximadamente R$ 799 milhões), com destaque para farinha, cacau, margarina e cana-de-açúcar. Todos esses itens contam com direito à isenção tributária, garantida por acordos comerciais. Na ausência desse reconhecimento, a tributação venezuelana pode variar entre 15% e 77% por item.

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), também ouvida pela Folha BV, informou por nota que “iniciou apurações internas para identificar as dificuldades para a aceitação, pela Venezuela, dos certificados de origem de produtos brasileiros”. A entidade também reforçou que está em contato direto com autoridades brasileiras e venezuelanas, cobrando esclarecimentos e soluções rápidas para normalizar o fluxo comercial entre os dois países.

O impasse ainda está sendo analisado por diferentes frentes empresariais e diplomáticas. A falta de clareza quanto à origem da mudança preocupa exportadores, que temem prejuízos e retração no comércio bilateral.

Redação Agrolink

Últimas notícias

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto

O mês de agosto terá um aumento nas contas...

Defesa Civil emite alerta para fortes temporais em SC neste fim de semana

Santa Catarina está em alerta amarelo para temporais no...

SANGÃO | Terá 580 câmeras espalhadas pela cidade

A prefeitura de Sangão está ampliando o sistema de segurança em...

TUBARÃO | Novo complexo da Polícia Civil deve ser instalado na cidade

Tubarão poderá em breve contar com um novo complexo...

CRICIÚMA | Lança concurso que celebra a tradição gastronômica da cidade

Como o parte da programação do centenário de emancipação...

Notícias Relacionadas