Santa Catarina registra aumento de 267% no número de processos motivados por burnout, em 9 anos

tajaí é o município com maior número de casos (43 processos), seguido por Florianópolis (40) e Joinville (20)

Estudo inédito da Predictus, maior banco de dados judiciais do Brasil, revelou que entre 2015 e 2024, o número de processos em Santa Catarina cresceu 267%, acompanhando a tendência nacional, embora com intensidade menor que a média brasileira (+311%). Em 2015, foram registrados 9 casos, saltando para 33, em 2024.

O estudo ainda revelou que o pico ocorreu em 2023, com 50 casos. Já em 2025, até julho, apenas um processo foi registrado, sinalizando possível estabilização após o surto pandêmico. De 2015 a 2025, Santa Catarina registrou ao todo 198 processos judiciais relacionados à síndrome de burnout, ocupando a 10ª posição no ranking nacional e representando 1,47% do total brasileiro.

O setor que mais registrou processos envolvendo burnout foi o de abate de aves, concentrando 16,2% dos casos. Ainda segundo o estudo da Predictus, a maioria das ações envolve grandes empresas (67,7%) e corporações com idade média de 30,6 anos – mais jovens do que a média nacional de 41,6 anos.

“Santa Catarina apresenta valores médios de condenação 66,1% abaixo da média nacional: R$ 15.632,71 contra R$ 46.172,27. Também tem taxa de culpa reconhecida inferior (33,8% vs. 39,4%), o que pode refletir critérios jurídicos regionais mais conservadores ou práticas empresariais mais eficazes na gestão de saúde mental”, aponta o levantamento.

Itajaí é o município com maior número de casos (43 processos), seguido por Florianópolis (40) e Joinville (20). A capital apresenta maior diversidade setorial, enquanto Itajaí tem forte concentração na indústria agroindustrial. A análise também mostra que 93,5% dos processos são resolvidos em até dois anos, indicando alta eficiência do Judiciário catarinense.

Particularidades econômicas e culturais

De acordo com o estudo da Predictus, as particularidades econômicas e culturais de Santa Catarina, como a tradição industrial e a presença de empresas familiares, podem explicar parte das diferenças observadas em relação ao resto do país.

Para o fundador da Predictus Hendrik Eichler, embora Santa Catarina tenha números absolutos menores, os dados acendem um alerta para condições de trabalho no setor agroindustrial e em grandes corporações, especialmente em fases de crescimento acelerado. “A tendência de queda observada em 2025, se confirmada, pode indicar uma saída gradual da fase mais aguda da epidemia de burnout”, aponta Hendrik.

Sobre a Predictus

Fundada em 2016, a Predictus é uma empresa de tecnologia da informação, que conta com a maior base de processos judiciais do país. A solução é o escudo mais eficiente que uma empresa pode adotar contra as ameaças de tomar decisões no escuro. Isso porque com uma simples consulta por nome, CPF, CNPJ, OAB ou número do processo, é possível ter acesso a informações valiosas de todos os Tribunais do Brasil. São mais de 700 milhões de processos atualizados diariamente. A empresa trabalha dentro do que prevê a LGPD e as demais normas que regulamentam a matéria e as soluções estão disponíveis via Plataforma Web ou API, todas adequadas e adaptadas às necessidades das empresas. Além disso, há o Status Predictus, uma inteligência interna que fornece a melhor estratégia jurídica a todos os usuários e que classifica até mesmo aqueles campos que não estão explícitos na consulta processual.

Fonte da pauta: Angelo Sastre/Comunicação

Últimas notícias

Cidade litorânea de SC projeta aumento populacional de quase 50% até 2030

Com extensa costa e belezas naturais, o município catarinense...

Brasil tem recorde negativo em casos de violência contra a mulher

O Brasil enfrenta um cenário alarmante no combate à...

Escolas terão câmeras e botão do pânico em SC

O Governo de Santa Catarina está implementando duas ações...

Idoso é agredido com chute nas costas durante assalto em Laguna

Um idoso de 72 anos foi agredido e assaltado...

Alesc aprova projeto sobre carreira militar e contratação de militares temporários

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)...

Notícias Relacionadas