Retrospectiva 2023: Pinheiros é coroado com desempenho impecável no Pan

O ano de 2023 ficou marcado pelo estrelato pinheirense nos jogos Pan Americanos de Santiago, no Chile. Se o Clube fosse um país, estaria no “top 8” do quadro de medalhas, com 17 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. Ainda assim, o maior Clube Poliesportivo da América Latina, manteve a característica de Clube formador e o alto nível em todas as competições em que participou, o que gerou frutos, com conquistas ao longo do ano, confira as principais:  

Janeiro – O Pinheiros foi sede do torneio Éder Jofre de Boxe, que premiou 16 lutadores. O mês foi marcado também pelo retorno do nadador Bruno Fratus após sete anos e a conquista do ouro da esgrimista Nathalie Moellhausen no GP de Doha, no Catar, e o bronze do judoca Rafael Silva, o Baby, no Grand Slam de Portugal.

Fevereiro – O Clube Pinheiros foi sede da Copa do Mundo Júnior de Esgrima e Lorenzo Mion e Paulo Moraes conquistaram a medalha de bronze. No exterior, a também esgrimista Nathalie Moellhausen conquistou o ouro na etapa da Copa do Mundo de Barcelona. E os judocas brilharam nos Grand Slam:  Ellen Froner foi bronze em Paris e Rafael Silva e Larissa Pimenta também conquistaram o terceiro lugar em Tel Aviv. Laura Silva, do Squash, conquistou o campeonato Sul Americano Juvenil.

Março – A judoca Beatriz Souza conquistou o European Open de Varsóvia. O Pinheiros venceu pela primeira vez na história a equipe do Flamengo na Superliga: 3 sets a 0, parciais de  25-21; 25-23; 27-25. As ginastas Gabriela Barbosa e Beatriz Lima conquistaram o bronze no DTB Pokal de Stuttgart; o Polo Aquático Feminino foi vice-campeão da Liga Nacional 2022/23 e o Clube conquistou 30 medalhas no Festival Infantil Mestre Buonafina de Esgrima.

Abril –  Os ginastas Arthur Nory e Patrick Sampaio conquistaram ouro no Troféu Brasil de Ginástica, enquanto Christal Bezerra ficou prata e Gabriela Barbosa ficaram com o bronze. O atletismo pinheirense teve três medalhas na Copa Brasil Meio Fundo e Fundo; Ana Mykal Cardoso do salto com vara conquistou o brasileirão Sub-20. O Badminton conquistou sete medalhas na 2ª etapa do Braileiro. O Pinheiros encerrou a participação na Superliga Feminina 2022/23 com a melhor campanha desde a temporada 15/16.

Maio – Os judocas Rafael Silva, o Baby, e Beatriz Souza, conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Doha. O Pinheiros encerrou a semana de Campeonatos Brasileiros de Saltos Ornamentais com 33 medalhas. Pela primeira vez, a skatista Fernanda Tonissi é convocada para a Seleção Principal de Skate Park. No remo, seis medalhas foram conquistadas na 1ª Etapa do Desafio Paulista. Nathalie Moellhausen da esgrima ficou com o bronze no Grand Prix de Cali. Os tenistas Tomás Macedo e Diego Brito conquistaram a 1ª etapa do brasileiro interclubes.

Junho – O Pinheiros conquistou o Troféu Brasil de Natação – 20º título na história. O handebol feminino conquistou o Sul-Centro Americano e o masculino ficou na terceira colocação. No Levantamento de Peso, Marco Tulio Machado foi Campeão Brasileiro ao totalizar 355kg levantados. Claudia Santos conquistou o Campeonato Internacional e Brasileiro de Remo Paralímpico e Jairo Klug ficou em 5º lugar na Copa do Mundo. No tênis, a equipe feminina conquistou o campeonato paulista Infanto Juvenil. O Clube Pinheiros também foi sede do IV Torneio Edgard Ozon de judô, com mais de 150 atletas das categorias iniciantes até sub-18.

Julho –  O Pinheiros conquistou o Troféu Brasil de Atletismo, seu oitavo título na história. Petrúcio Ferreira, do Paratletismo, foi campeão mundial em Paris. O  Basquete conquistou o Campeonato Interligas 2023. O Tênis conquistou o Paulista Interclubes. O handebol de base (sub-14), ficou em terceiro lugar no Granollers Cup, maior torneio de verão da Europa. Alison dos Santos, conquistou índice Olímpico nos 400m com barreira. O Futebol de base disputou campeonatos na Finlândia e Suécia, ficando em 16º e em 3º lugar, respectivamente.

Agosto – O Pólo Aquático Feminino conquistou o Rio Open. A ginástica artística conquistou o vice-campeonato brasileiro. No infantil, o masculino conquistou o título e o feminino o vice-campeonato. Os nadadores Breno Correia, Kaique Alves e Jhennifer Alves ficaram em terceiro lugar nos Jogos Mundiais Universitários em Chengdu-CHI. O Pinheiros conquistou 24 medalhas no Campeonato Paulista Juvenil e Cadete de Esgrima e seis no Troféu Brasil. Os tenistas Diego Brito e Tomás Macedo conquistaram a etapa do Brasileiro em Brasília, Luise Bastos ficou com o vice-campeonato. O Clube conquistou 35 medalhas na Copa Pinheiros de Badminton.

Setembro – A remadora Claudia Santos conquistou a primeira vaga Paralímpica do Brasil em Paris. A judoca Larissa Pimenta conquistou o tetracampeonato Pan Americano. A skatista Helena Laurino fez uma manobra inédita: 540º.  Os nadadores Heitor Napolitano e Pedro Sansone foram campeões Sul-Americanos Juvenil. O Basquete conquistou o terceiro lugar da LDB;  O armador do basquete Felipe Ruivo foi convocado para os jogos Pan Americanos. Os esgrimistas Lorenzo Mion e Ana Beatriz Bulcão conquistaram o bronze no Torneio Internacional Satélite. Laura Silva conquistou o  bronze no Sul-Americano de Squash e a equipe masculina de Polo Aquático ficou em terceiro no Brasil Open.

Outubro –  O triatleta Miguel Hidalgo conquistou a etapa de Brasília da Copa do Mundo. O Handebol Feminino conquistou o Hexacampeonato Paulista. O vôlei foi vice-campeão Paulista. A pinheirense Laura Silva é Bicampeã Brasileira de Squash.

Novembro – O Pinheiros foi campeão do Troféu José Finkel de Natação – 17º título da história. A Delegação do Clube que foi ao Pan Americano de Santiago 2023 é recebida com honrarias da casa: Foram 48 medalhas conquistadas, 17 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. Petrúcio Ferreira, atleta Paralímpico, conquistou o ouro e a prata nos Jogos Parapan. O handebol masculino foi vice-campeão do Super Paulistão.

Dezembro –  Beatriz Souza (judô), Miguel Hidalgo (triathlon), Nathalie Moellhausen (esgrima) e Roberta Camargo (boliche) são eleitos atletas do ano. O handebol feminino conquistou o título da Liga Nacional, enquanto o masculino ficou em 4º lugar. A skatista Helena Laurino foi campeã de Park Skateboarding 2023.

No judô, o ECP foi vice-campeão no CBI Grand Prix e teve o melhor desempenho entre atletas no Troféu Brasil. A natação conquistou o  CBI Sênior Troféu Daltely Guimarães. A campeã mundial Nathalie Moellhausen esteve no Clube e promoveu um workshop com esgrimistas da base.

O Pinheiros tem 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. O Polo Aquático feminino conquistou o título da Liga Nacional e o masculino ficou em terceiro lugar. Mateus Cutti, do Badminton, conquistou duas medalhas no Campeonato Sul Americano  O Basquete sub-16 conquistou o campeonato paulista.

A Base do handebol conquistou  diversos títulos:  Campeão do Super Paulistão Jr e vice no Cadete masculino; Campeão no Cadete e Juvenil feminino e vice-campeão infantil; Campeão brasileiro Jr masculino.

Renan Dantas – Assessor de Imprensa

Tel: +55 11 3598-9973 – +55 11 9893-2845

Últimas notícias

É do Brasil! Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui

Durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, a...

Cidasc confirma toxina em mexilhões da região

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina...

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país

O número de pessoas vivendo em situação de rua...

Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em SC

A alta do dólar tornou Florianópolis (SC) um destino...

Motociclista morre ao perder controle de Harley em curva fechada na Serra de SC

Um motociclista morreu na tarde de sábado (4) em...

Notícias Relacionadas