Uso de celular nas escolas é debatido na Assembleia

Participantes do debate concordaram com a restrição do uso do aparelho.

Uma audiência pública para discutir o uso do celular em sala de aula foi promovida na Assembleia Legislativa, na segunda-feira, dia 7. A proposta foi feita pela deputada Paulinha (Podemos).

Os participantes do debate concordaram com a restrição, mas ponderaram a utilidade do uso das tecnologias na educação. O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Osvaldir Ramos, lembrou que a lei prevê exceções e que permite o uso do celular em sala para fins pedagógicos e em casos de emergências.

“Não existe proibição, a questão é que precisamos definitivamente dar segurança para o professor. O estudante muitas vezes se arvora diante da autoridade do professor. E tem pai e mãe que ficam mandando mensagens o tempo inteiro para os filhos, é compreensível, mas temos de entender que o estudante está na escola, com o professor. Se é uma situação de emergência, tem o telefone da escola”, argumentou o representante do CEE.

Para a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC), Alvete Pasin Bedin, a Lei Federal nº 15.100/20525 é bem-vinda, uma vez que o celular em sala desvia a atenção do aluno e no recreio mitiga a socialização. “Para uso pedagógico está liberado, mas o professor precisa de formação para saber como atuar”, reivindicou a sindicalista, que criticou o uso de caixinhas para os estudantes depositarem celulares. “É muito preocupante”.

Uso excessivo   

Paulinha informou que 78% das crianças e 84% dos adolescentes não fazem o mínimo de atividades físicas por causa do uso excessivo das telas, que afastam as crianças das atividades lúdicas. O celular, segundo Paulinha, abaixa a autoestima de adolescentes por conta da exposição excessiva e da imposição de um padrão de beleza irreal.

Diário do Sul

Últimas notícias

5G já chega a mais de 280 cidades da região Sul do país

A região Sul já conta com 284 municípios com...

Morre Júlio César Cardoso, uma referência na história da cidade de Lauro Müller

Júlio César Cardoso, faleceu na manhã desta quinta-feira, dia...

Câmara aumenta tempo mínimo para progressão de pena por homicídio – entenda

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 334...

Governo de SC envia “Pacotaço” a caminho da Alesc

Em reunião na Casa D’Agronômica com os deputados, ficou...

Queijo artesanal brasileiro vence concurso dos melhores do mundo

Depois da Itália e da Argentina, em anos anteriores,...

Notícias Relacionadas