Este é o lema da 2ª edição do evento Mulheres no Topo da Montanha que acontecerá no dia 29 de março, em Orleans. A trilha de aproximadamente seis quilômetros iniciará na comunidade rural do Chapadão, região do Parque Estadual da Serra Furada. Estão programadas atividades que propõem também uma imersão cultural, oferecendo conhecimento da história local e experiências com a produção artesanal criada para fortalecer a economia local ao promover o trabalho e o empreendedorismo das mulheres da região. “Nosso objetivo é celebrar a força, a união e a autonomia feminina enquanto curtimos as belezas naturais e culturais do nosso município”, informou a idealizadora do projeto e organizadora, Tayse Nicoladelli.
As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 17 e tem limite de 45 vagas. O custo é de R$ 200,00. No pacote estão inclusos o café da manhã no Real NOB Hotel, o translado do hotel até a comunidade rural Chapadão, atividade ecoturística com acompanhamento de guia de turismo, feirinha local, visitação ao Memorial da Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense – Apolsca – e almoço no Aconchego Pé da Serra. “Apolsca é um espaço dedicado a preservar e compartilhar a história da comunidade rural do Chapadão, cuja colonização teve forte influência da etnia polonesa. O local abriga um acervo com objetos históricos, fotografias e documentos que retratam o modo de vida, as tradições e os costumes dos primeiros colonizadores, proporcionando uma imersão na identidade cultural da região”, explicou Nicoladelli.
Interessados podem obter mais informações entrando contato com a organizadora do evento pelo número (48) 996935553 ou pelo instagram @pousominador.
Fonte: Ana Lúcia Pintro
Professora Matemática (Criciúma e Cocal do Sul)
Acadêmica de Jornalismo (SATC)