Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans “Uma legião de colaboradores”

A Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica brasileira sem fins lucrativos

A Rede tem por objetivo prestar assistência gratuita a pacientes carentes portadores de câncer e difundir informação útil para sua prevenção. A Rede hoje tem filiais em quase todo o território nacional e desenvolve importante trabalho assistencialista.

Sua criação deve-se à jornalista Carmen Revoredo Annes Dias, depois conhecida como Carmem Prudente, nascida em Porto Alegre em 25 de dezembro de 1912, filha de Heitor Annes Dias, médico pessoal do presidente da República Getúlio Vargas. O interesse de Carmen pelo câncer data de 1938, quando mudou-se para São Paulo a fim de casar-se com o médico oncologista Antônio Prudente, neto do presidente Prudente de Morais. Com ele trabalhou na Associação Paulista de Combate ao Câncer, onde iniciou sua dedicação ao voluntariado.

Em 1946, junto com algumas amigas, Carmen fundou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Paulo, que logo começou receber importantes doações em materiais, dinheiro e alimentos, atraindo a participação de muitas outras voluntárias. O crescimento da atividade e dos donativos permitiu que Carmen e Antônio fundassem em 1953 o Hospital do Câncer, que ela veio a dirigir após a morte do marido em 1965.

A iniciativa da Rede paulista teve tanto êxito que em 6 de maio de 1978 Carmen fundava a Rede Nacional, que desde então expandiu vastamente suas atividades através das Redes estaduais, que por sua vez se organizam nas Redes ou Ligas municipais. Carmen afastou-se da direção em 1989, já com sua própria saúde abalada pelo mal de Alzheimer, e faleceu em 4 de junho de 2001, deixando um legado reconhecido em larga escala na forma de múltiplas homenagens, além de 15 livros que narram suas lutas e suas viagens pelo mundo em busca de apoios.

Roda de Conversa com os estudantes de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Em Orleans a presidente Edina Furlan Rampineli, trabalha incansavelmente a frente de sua equipe, um destaque para  a Roda de Conversa com os estudantes de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O tema versou sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo de útero e da próstata.

A vacina contra o HPV teve um destaque na Roda de Conversa, esclarecendo dúvidas e orientando sobre a importância da vacina, para meninos e meninas de 09 a 14 anos, oferecida gratuitamente pelo SUS. O trabalho de alerta e de prevenção deve continuar o ano todo, independente da cor da campanha e do mês em que ela é realizada, pois, “A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas!” A cor muda, mas a prevenção continua!

 

Endereço:

RUA PROFESSORA OTILIA MENDES MAZZUCO

RIO BELO, Orleans – SC

CEP.: 88870000

(48) 3466-0171

 

 

Últimas notícias

11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do...

Rua Miguel Couto em Orleans recebe iluminação de LED

A cidade de Orleans recebeu investimentos na iluminação pública...

É HOJE SÁBADO: Portinho Rock Festival celebra 10 anos em edição de gala, com 7 shows, cultura, gastronomia e chope

Imbituba recebe, neste sábado (23),a celebração de uma década...

Missão Internacional Leva Produtores à Itália para Conhecer Inovações no Cultivo de Maçãs

De 16 a 23 de novembro, a Cooperativa Agrícola...

Mpox segue como emergência em saúde pública, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros...

Notícias Relacionadas