Femusc comemora 20 anos com nova identidade visual

Criação é de Luciano Martins, autor de peças de grande projeção dentro e fora do Brasil; Festival Internacional de Musica de Santa Catarina 2025 trará mais de 200 apresentações, todas gratuitas

Um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão, e uma luz amarela vibrante que garante o destaque sempre devido ao compositor alemão, uma das maiores expressões da música clássica mundial. Esse é o desenho da identidade visual da 20a edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) criado pelo artista plástico Luciano Martins. A apresentação da marca aconteceu na terça-feira (22) em um evento disputado no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul.

Luciano criou a marca com um olhar no lúdico e em busca do diálogo com a nova geração, mas sem esquecer a tradição, valor muito apreciado no cenário clássico.

O processo criativo da nova identidade do Femusc considerou, segundo Luciano, a preocupação dos organizadores para que a comunicação fortalecesse a marca e, ao mesmo tempo, fosse limpa e fluida. Para isso, o artista buscou a cor preta. “Ela transmite formalidade e sofisticação ao mesmo tempo que é associada a uma sensação de mistério, elegância, força e formalidade”, disse. O amarelo, segundo Luciano, cumpre outro papel . “A cor chama a atenção e atrai a leitura”.

Trazer Beethoven novamente para a identidade do Femusc também não foi mera coincidência. “A genialidade do compositor é fonte eterna de inspiração e representa a perseverança, a criatividade e o espírito indomável que todos os jovens músicos devem buscar”, afirma Luciano, que não esconde a empolgação com o evento de projeção internacional em Jaraguá, cidade- sede do festival. “O Femusc é um farol de esperança e inspiração, guiando os jovens músicos em sua jornada para o palco e permitindo que a luz própria de cada participante brilhe”.

O artista plástico das artes visuais Luciano Martins é reconhecido nacional e internacionalmente por centenas de criações que envolvem produtos e causas as mais diversas. Da mesma forma que desenvolveu campanha para a têxtil Malwee (a frase “gostosa como um abraço” é dele) e produtos como chocolate (quem não se lembra do gato Miau da Cacau Show?), Luciano tem um lado totalmente voltado para a causa social. No ano passado, o artista fundou o Instituto Luciano Martins que buscar conectar a arte à inclusão social.

Para o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do Femusc, o vínculo do artista a projetos sociais garante a sincronia entre o festival e o artista. “O Femusc tem sua missão primeira de dar oportunidade para tantos talentos muitas vezes escondidos pela falta de acesso, e esse grande artista Luciano Martins bebe nessa mesma fonte”, diz Klein.

Considerado o maior festival-escola da América Latina, o Femusc traz mais de 200 apresentações totalmente gratuitas para a edição de 2025. O evento tem subsídio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece de 12 a 25 de janeiro, no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul, nordeste do estado catarinense.

Ana Farias
[email protected]

Últimas notícias

Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos

A cidade de Florianópolis é o quinto destino mais...

Homenagem merecida aos atletas da Apae de Gravatal

Cinco atletas da Apae de Gravatal foram homenageados com...

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância...

Diploma digital passa a ser obrigatório em todo o país – entenda

Desde 1º de julho de 2025, estudantes formados em...

Notícias Relacionadas