Em novembro, Garopaba receberá 3ª Edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental

Garopaba recebe de 4 a 9 de novembro de 2024 a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental

Totalmente gratuito, o evento busca democratizar o acesso e apresentar mais de 30 obras cinematográficas com foco na questão ambiental. Na abertura do festival será exibido na Praça Central de Garopaba, o documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

A exibição, a primeira na região Sul do Brasil, começa a partir das 19h. Segundo Cristovam Muniz Thiago, que é coordenador do FICA Garopaba, essa será a primeira vez que o longa nacional será apresentado nas telas catarinenses. “Depois da estreia mundial no Festival de Cannes e da premiação de melhor direção de documentário e melhor som, entregue recentemente no Festival do Rio, o doc que fala da luta indígena Yanomami pela preservação de suas terras, seus modos de vida e contra a destruição ambiental, foi selecionado para abrir a terceira edição do FICA em Garopaba”, destaca Thiago.

Após a exibição, será promovida uma roda de conversa para debater aspectos da produção e também sobre questões importantes levantadas pelo longa, que já coleciona uma série de premiações internacionais.

Nesta edição, a expectativa dos organizadores do FICA, é que mais de 2.300 pessoas participem das ações gratuitas presenciais e com classificação livre na praça e nos demais espaços culturais e educacionais. Além de Garopaba, estão previstas ações do projeto em Imbituba, Laguna e Florianópolis. A programação completa está disponível no @fica.garopaba.

O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.

Cinco mostras

O coordenador do festival, Cristovam Muniz Thiago, também é o diretor curatorial dos filmes que serão exibidos nos cinco dias de festival. Além de já ter trabalhado como Coordenador de Curadoria em Festivais como o Calango (Brasília), Guaporé (Rondônia), Ficasc (SC) e como curador em Festivais como Cine Caramelo (RS), Cine Mato (MT) e EcoBrasilFest (SP), Thiago coordena o FICA desde a primeira edição.

Em 2024, Cristovam divide a curadoria do Festival junto de Anália Alencar, responsável pela comissão de seleção formada por Eron Nascimento, Filipe Bezerra, Flávio Veloso, Luna Vanzella, Marta Siminhuk e Maurício Garcias.

“O Festival visa a democratização do acesso, exibindo gratuitamente filmes de temáticas socioambientais, trazendo conteúdo atualizado e de qualidade do Brasil e de diversas partes do mundo, abordando a questão ambiental em suas diversas nuances, além de promover amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o planeta”, compartilha Thiago.

Para tanto, a programação da 3ª edição do FICA Garopaba foi dividida em cinco mostras: Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses.

 

FONTE: PIXTV

Últimas notícias

Bêbado é preso após efetuar disparos com espingarda de pressão em vizinho

Um homem de 51 anos foi preso na noite...

Ciclone afeta quase 18 mil pessoas na região Sul

Quase 18 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone no...

Brasil tem potencial para liderar agropecuária sustentável

  O Brasil reúne condições únicas para assumir a liderança...

BALNEÁRIO RINCÃO | Equipe feminina de Karatê conquista marca histórica na Olesc

A equipe de karatê da Prefeitura do Balneário Rincão/Clube...

CRICIÚMA | Esquadrilha Fox emociona o público em homenagem ao Centenário

Criciúma viveu uma tarde de emoção e orgulho neste...

Notícias Relacionadas