Locação de ônibus para viagens impulsiona o turismo brasileiro

“Este nicho representa 35% do nosso faturamento anual e tem sido o grande impulsionador do turismo brasileiro”, revela.

Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, Gabriel Nunes, diretor comercial da Santa Maria, companhia de transportes rodoviários de passageiros, com linhas intermunicipais regulares e fretamento, salienta que os números do primeiro semestre deste ano corroboram o desempenho da empresa: aumento de 11% na locação de meios de transporte para viagens nos primeiros seis meses deste ano.

O executivo refere-se aos dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SP), de que o setor cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2024, na comparação com igual período do ano passado. O faturamento foi de R$ 95,3 bilhões, o maior desde o início da pandemia da Covid-19. “Nesse contexto, com o mercado aquecido, nossa companhia realizou a compra de 20 novos ônibus, com tecnologia de ponta, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros”, ressalta.

Gabriel Nunes observa que, segundo a experiência e dados da Santa Maria, as principais ocasiões para as linhas regulares são os feriados nacionais, seguidos por datas festivas, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Páscoa. “Nos meses de férias (janeiro e julho) também aumenta o volume de passagens vendidas, mas os feriados de Natal e Ano novo são os campeões de venda”. Dentre os principais destinos atendidos pelas linhas intermunicipais regulares da empresa estão as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Santos e Rio de Janeiro.

 

 

Quanto ao fretamento, a Santa Maria tem forte atuação no turismo pedagógico, transportando os participantes dos mais renomados acampamentos escolares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Também atendemos diversos colégios no turismo diário em São Paulo, grupos empresariais em convenções, feiras e congressos e romarias de religiosos, como para Aparecida, no Vale do Paraíba. Temos nos destacado, ainda, em eventos de grande porte como o recente jogo da NFL na arena do Corinthians, em Itaquera, na capital paulista”, informa Gabriel Nunes.

O diretor da Santa Maria destaca os números do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que indicam faturamento de US$ 11 trilhões para o setor este ano, representando 10% do PIB mundial. No Brasil, a estimativa é de US$ 169,3 bilhões, quase 8% do PIB nacional.

“Por todas essas razões, é muito importante o êxito do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que acaba de ser lançado pelo governo, cujo objetivo é aumentar o número de viajantes nacionais e a visita de 8,1 milhões de turistas internacionais ao nosso País. Na Santa Maria, estamos prontos para responder ao bem-vindo crescimento da demanda”, conclui Gabriel Nunes.

Dia Mundial do Turismo – Data, 27 de setembro, foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU, para marcar adoção do seu estatuto, em 1970. O dia também representa o início da alta temporada de viagens no Hemisfério Sul e o fim no Hemisfério Norte.

 

 

Atendimento à imprensa

Ricardo Viveiros ﹠ Associados — RV&A

Últimas notícias

5G já chega a mais de 280 cidades da região Sul do país

A região Sul já conta com 284 municípios com...

Morre Júlio César Cardoso, uma referência na história da cidade de Lauro Müller

Júlio César Cardoso, faleceu na manhã desta quinta-feira, dia...

Câmara aumenta tempo mínimo para progressão de pena por homicídio – entenda

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 334...

Governo de SC envia “Pacotaço” a caminho da Alesc

Em reunião na Casa D’Agronômica com os deputados, ficou...

Queijo artesanal brasileiro vence concurso dos melhores do mundo

Depois da Itália e da Argentina, em anos anteriores,...

Notícias Relacionadas