SC comemora três reconhecimentos no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

Três catarinenses foram reconhecidos no Prêmio CNA Brasil Artesanal, edição mel, na noite desta quarta-feira (11), durante a cerimônia de premiação, em Brasília

O concurso valorizou produtos artesanais e tradicionais de todo o país e premiou os cinco primeiros colocados nas categorias mel claro e mel escuro.  

A cerimônia também comemorou a 10ª edição do concurso. Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da iniciativa para a cadeia produtiva do mel e para os produtores rurais. Além dos finalistas e seus familiares, o evento contou com a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações estaduais, além de dirigentes e representantes do setor empresarial e produtivo.

Os ganhadores de Santa Catarina são: a empresa Três Coqueiros, de Maravilha (extremo-oeste), com o 3º lugar na categoria mel claro; a Apicultura Tineli, de Salto Veloso (meio-oeste), com a segunda posição na categoria mel escuro e o Apiário Rainha da Serra, de Capão Alto (serra) que ficou em terceiro lugar, também na categoria mel escuro.

As empresas Três Coqueiros e a Apicultura Tineli participam da Assistência Técnica e Gerencial (AteG) do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais de suas regiões.       

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, recebeu com orgulho a notícia. “Termos três ganhadores em uma competição de tamanha relevância demonstra o destaque da produção de mel catarinense no cenário brasileiro. “É uma satisfação saber que dois deles fazem parte da ATeG. Com esse serviço contribuímos para o fortalecimento da atividade no estado, o que impacta na melhoria da qualidade do produto, na valorização da cadeia produtiva e na sustentabilidade dos negócios do segmento”, frisou ao realçar também que Santa Catarina é reconhecida pela excelência no segmento e conta também com premiações internacionais.

CONHEÇA OS GANHADORES CATARINENSES

CATEGORIA MEL ESCURO

Visivelmente feliz, Tiago Tineli, da Apicultura Tineli (2º lugar categoria mel escuro), também agradeceu a toda a equipe da CNA e do Senar/SC. Também destacou a importância do trabalho da ATeG para a evolução da atividade. Aproveitou o momento para fazer um breve relato sobre a história da família na área de apicultura. “Tudo começou com seu avô que trabalhava de forma rudimentar”, ressaltou. Meu pai Roberto auxiliava na colheita e manejo e adquiriu gosto pela apicultura. Ao casar-se deu sequência na criação de abelhas. Buscou conhecimento, fez cursos, aprimorou seus manejos, sempre em contato com a natureza”.

Atualmente, a família trabalha com a Associação de Apicultores de Salto Veloso para envase e extração de mel. “Há dois anos conhecemos a ATeG do Senar/SC e aderimos à iniciativa. As equipes técnicas da ATeG, tanto da apicultura quanto da agroindústria, têm nos ajudado muito a melhorar o manejo, a produção, a rotulação e a embalagem”.

Fernanda Cordova Muniz (Apiário Rainha da Serra) recebeu o reconhecimento pelo 3º lugar na categoria mel escuro, ao lado do filho Gustavo Muniz Correia. Ela realçou o importante apoio que teve para desenvolver a atividade e expressou o orgulho em conquistar um reconhecimento tão expressivo. “É uma alegria muito grande representarmos nosso estado e a nossa associação (Apromel). Essa conquista é resultado de um trabalho feito com muito carinho e dedicação”.

CATEGORIA MEL CLARO

Emocionado e felizVerno Lunemburger, da Três Coqueiros, recebeu o reconhecimento na categoria mel claro, durante a cerimônia, em Brasília, ao lado do filho Vanderson Luis Lüneburger. “Quero agradecer primeiramente à Deus pela oportunidade e ao Senar/SC, que nos impulsionou nessa atividade. Importante também lembrar do avô (in memorian) que começou no segmento. Sou o único representante da família que sucedeu seu trabalho. Essa valorização é tão gratificante que a gente até fica sem palavras”.

Verno também contou que foi incentivado pela equipe técnica da ATeG a participar do concurso e não esperava ser reconhecido. A premiação representa uma grande conquista, pois resgata a tradição familiar: seu avô atuava com abelhas e agora é ele quem dá continuidade ao legado. “Com orgulho, o meu filho também gosta e tem interesse pela apicultura”.

O produtor salientou, ainda, que melhorou muito a produção e a industrialização do produto há mais de sete anos. “A parceria com a ATeG há pouco mais de dois anos vem nos ajudando a melhorar as práticas de qualidade do mel”.

CONHEÇA TODOS OS PREMIADOS

MEL CLARO

1º Lugar Mel Claro:  Apicultura do Máximo (RS)

2º Lugar Mel Claro: Apiário Sul de Minas (MG)

3º Lugar Mel Claro: Apiário Três Coqueiros (SC)

4º Lugar Mel Claro: Apiário Cambará (RS)

5º Lugar Mel Claro: Apiário ApisBc (BA)

MEL ESCURO

1º Lugar Mel Escuro: Mel Pantaneiro (MS)

2º Lugar Mel Escuro: Tineli Apicultura (SC)

3º Lugar Mel Escuro: Apiário Rainha da Serra (SC)

4º Lugar Mel Escuro: Apiário Venturin (PR)

5º Lugar Mel Escuro: Apiário São José (CE)

 

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar

Últimas notícias

Grupo de Acolhimento ao Luto promovera palestra para explicar o tema

O Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), de Orleans,...

Alerta para Mosca-das-Frutas inclui monitoramento ampliado

Monitoramento da mosca-das-frutas tem início Segundo o informado pela Empresa...

Maratona de Criciúma 2024 entra na reta final de inscrições para corridas em 13 de outubro

Maior corrida de rua do sul de Santa Catarina,...

PM apreende mais de 4 mil garrafas de vinho em SC

O caso foi registrado na madrugada desta terça-feira (17),...

Homem é agredido com socos e chutes ao cobrar dívida por venda de carro

A dupla teria chegado em um Gol branco e...

Notícias Relacionadas