Escola de Içara recebe projeto “Cultivando Atitudes” do MPSC

Cultivando Atitudes: Em conversa com estudantes, Promotora de Justiça aborda problemas sociais, cidadania e atuação do MPSC

Plantar sementinhas, e não somente no sentido figurado. As palestras do projeto “Cultivando Atitudes”, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), têm levado reflexões sobre assuntos relevantes a estudantes de escolas públicas em Santa Catarina e distribuído kits com sementes frutíferas que são plantadas em todo o estado, entre outros itens.

Nesta sexta-feira (30/8), o bate-papo foi com os alunos do sexto e do sétimo ano da Escola de Educação Básica Professora Maria Gloria, em Içara. Ao longo da tarde, a Promotora de Justiça Greice Chiamulera Cristianetti conversou com os estudantes sobre o que o Ministério Público faz, suas áreas de atuação, quando e como procurar apoio do órgão, direitos coletivos, cidadania e temas gerais como bullying e meio ambiente.

“A palestra foi muito educativa e legal, principalmente por conta da parte em que foi falado sobre o cuidado com o meio ambiente e sobre o bullying. Eu quero compartilhar o aprendizado com outras pessoas de fora para ensinar e ajudar”, contou Brenda Chaves Marques, estudante do sexto ano.

Além dos temas sociais abordados, a palestra despertou nos estudantes curiosidade e dúvidas relacionadas ao futuro. “Gostei muito da palestra, achei muito interessante e quero conversar com meus pais principalmente sobre a parte em que foi falado da atuação criminal do Ministério Público, porque estou pensando em ser advogada criminalista ou designer de interiores, então achei muito legal ouvir sobre uma dessas coisas”, contou a estudante Lara Alano da Silva. “Achei muito legal a palestra, porque ela nos ensinou a lidar com vários problemas. Gostei de tudo que foi dito”, completou outra estudante, Amanda Vasconcelos Stutel.

Para a Promotora de Justiça, o bate-papo é uma oportunidade de estreitar a relação entre o MP catarinense e a sociedade. “É uma experiência muito gratificante, porque é uma forma de a gente sair das Promotorias e estar em contato com quem a gente realmente tem que estar, que é a sociedade, por meio das crianças, que levam essa palavra adiante e são o nosso futuro”.

Lembranças que serão plantadas 

Os estudantes receberam, ao final das dinâmicas, um material didático contendo um kit com uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Nos vários modelos de lápis-semente estão impressas frases de incentivo à cidadania. Na ponta, sementes de plantas frutíferas que podem ser plantadas pelos alunos depois que o lápis acabar.

O programa foi minuciosamente formatado para que Promotores de Justiça possam interagir com jovens e crianças em sala de aula com a promoção de debates sobre problemas sociais, repassando aos alunos noções de cidadania e informações acerca da atuação do Ministério Público.

O Cultivando Atitudes é coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC), do MPSC, e foi recentemente reativado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano. O grupo tem o propósito de promover a educação e conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, bem como promover a melhor compreensão das pessoas em relação à atuação do Ministério Público catarinense.

 

Colaboração: Comunicação Social – Correspondente Regional em Criciúma MPSC

Últimas notícias

Criciúma realiza primeira ação do ano para acolher moradores em situação de rua

Na sexta-feira (10), as Secretarias de Assistência Social e...

Jaguaruna comemora 3ª Festa da Melancia

A partir de sexta-feira, dia 17 de janeiro, até...

Maria Fumaça leva mais de 250 turistas à Vindima Goethe

Iniciada neste fim de semana, a 17ª Vindima Goethe...

Fritadeira elétrica causa incêndio

Um incêndio na cozinha de uma lanchonete mobilizou os...

Notícias Relacionadas