Acic promove palestra voltada a empresas familiares

A participação será gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em acicri.com.br/cursos

A programação em celebração aos 80 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) contará com a palestra Profissionalização e Governança em Empresas Familiares, proferida pelo conselheiro e consultor empresarial Emílio Da Silva Neto. O encontro ocorrerá no dia 19 de agosto, a partir das 19 horas, na sede da entidade.

“Em nossa região, temos diversas empresas familiares, que buscam honrar o legado construído por gerações e se manter competitivas no mercado, investindo em inovação, modernização e no aprimoramento da gestão. Dessa forma, entendemos que faz muito sentido promover uma palestra voltada a essas empresas no ano em que a Acic celebra 80 anos”, declara o presidente da entidade, Valcir José Zanette.

“O objetivo da apresentação é o compartilhamento de algumas experiências minhas, pessoais, familiares, profissionais, acadêmicas e pós-acadêmicas, porque fiz doutorado e pós-doutorado nessa área de profissionalização e governança em empresas familiares”, comenta o especialista.

Segundo ele, a profissionalização significa que cada membro da família precisa ter vocação e competência para colaborar com o negócio e conseguir os melhores resultados possíveis para a empresa.

Já a governança diz respeito à aplicação de um modelo de gestão que respeita todos os envolvidos no negócio, com transparência, prestação de contas, responsabilidade e equidade.

“No Brasil, as empresas familiares representam 90% dos empreendimentos e também geram 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho. As empresas familiares precisam ser mantidas, de forma cada vez mais eficaz, devido à sua importância para a economia”, defende Da Silva Neto.

Experiência

Conforme o especialista, a palestra promovida pela Acic tem como público-alvo as empresas familiares de pequeno e médio porte. “Esse tipo de negócio precisa ser eficaz, duradouro e perene, passar de geração em geração. Para isso, é preciso preparar as pessoas que vão tocar a empresa”, pontua.

O ambiente das empresas familiares faz parte da vida do palestrante desde a infância. Primeiro, junto à família materna, proprietária de dois hotéis, uma fábrica, quatro concessionárias de automóveis e sete lojas.

Mais tarde, morando em Jaraguá do Sul, a vivência nas empresas familiares continuou em um novo momento, dessa vez ligada ao lado paterno. Com o casamento, veio a experiência em outro empreendimento familiar, até a constituição de uma empresa própria.

“Após 35 anos longe da escola, fui fazer um doutorado na Alemanha, para entender como funciona uma empresa familiar eficaz e duradoura. Fiz ainda um pós-doutorado em Portugal”, descreve.

Fonte: Içara News

Últimas notícias

Fogos de artifício incomodam somente os cachorros? Entenda como pode impactar outros animais

Ano após ano, tem se tornado mais comum a...

Como a Inteligência Artificial pode transformar o ensino de idiomas sem substituir o professor

A presença da Inteligência Artificial na educação deixou de...

PNAB em Movimento: recursos liberados, burocracia ampliada e o impacto real para quem produz cultura

Nesta semana, foi concluída uma etapa importante da Política...

Informações dos atendimentos das últimas 24 horas no Hospital Santa Otília de Orleans

Aquela casa de saúde teve os seguintes atendimentos: Pronto Socorro:152 Internados:...

Batalhão de Bombeiros atende ocorrência de apoio em alto-mar em Laguna

Na tarde desta segunda-feira (29), o 8º Batalhão de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas