Pagamento por Pix aumenta no setor de bares e restaurantes

No delivery, uso da plataforma já supera o pagamento com cartão de débito

A adesão à plataforma de transferências instantâneas PIX tem transformado o cenário de pagamentos. Com isso, empreendedores do setor de bares e restaurantes precisam se adaptar às preferências dos clientes. Agora, a facilidade e a variedade nas opções de pagamento são fatores decisivos para a garantia das vendas no setor.

A pesquisa da Abrasel do mês de outubro aponta que a mudança no comportamento dos consumidores já é sentida na prática, principalmente, pelos estabelecimentos que vendem no delivery. Segundo os dados, cerca de 15% dos pagamentos nesta modalidade são feitos por Pix, enquanto o uso do cartão de débito apresenta um índice de 12%. Mesmo com a alteração significativa, o cartão de crédito ainda é a opção para maior parte dos clientes com 73% de utilização.

“A Abrasel acompanhou e apoiou o Pix desde sua gestação, antes mesmo de chegar ao mercado. É uma iniciativa que vem ao encontro do que pregamos, porque simplifica e traz ganho de produtividade. Não é surpresa este crescimento, mas também temos de chamar a atenção para o fato de que o uso do cartão de crédito ainda é massivo. Não à toa, lutamos para que o parcelamento sem juros se mantenha nesta modalidade”, explica o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Já quando o assunto é pagamento no balcão, ou seja, nos próprios estabelecimentos, a participação do Pix é mais tímida, embora tenha dobrado nos últimos 6 meses. De acordo com a pesquisa da Abrasel de outubro, cerca de 6% dos clientes optaram por pagamento pelo Pix – em pesquisa feita em março de 2023, eram 3%. Diferente do delivery, nos balcões o cartão de débito ganha do Pix, chegando a 24%. Os cartões de crédito têm participação de 66%.

Pagamento em espécie quase desaparece

A preferência atual dos consumidores fica ainda mais evidente quando o uso do dinheiro em espécie é observado. Nos pagamentos em balcão, apenas 1% dos clientes utilizaram esta modalidade, enquanto no delivery a opção não chegou a 1%. De acordo com os dados, o caminho para os empreendedores é facilitar pagamentos virtuais e pelo cartão.

Por: Lucas Costa – [email protected]

Últimas notícias

Içara conquista espaço no Mapa do Turismo Brasileiro e projeta crescimento regional

Içara comemora mais uma conquista. O município passou a...

Professora da região é investigada por suposto envolvimento com alunos menores de idade

Uma professora da Rede Estadual de Educação de Araranguá...

Policial militar supera desafio internacional de ciclismo 600 km

No ultimo final de semana, 23 e 24, o...

Polícia Militar apreende mais de 7,5 mil carteiras de cigarro contrabandeadas em Urussanga

Na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 14h30,...

Acidente grave entre dois veículos mata motorista em Cocal do Sul

Um grave acidente na tarde desta terça-feira, dia 26,...

Notícias Relacionadas