Operação Mão Fantasma: mais de 40 pessoas físicas e jurídicas têm contas congeladas

Em menos de uma semana desde a deflagração da Operação Mão Fantasma, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO), já aponta os primeiros resultados.

Em atendimento à representação policial e ao requerimento da Promotoria de Justiça da Comarca de Ascurra, o Poder Judiciário determinou o congelamento dos ativos financeiros de quarenta e quatro pessoas físicas e/ou jurídicas, investigadas por lavagem de dinheiro, e aproximadamente R$ 300 mil já foram bloqueados.

Os consumidores também já devem ter percebido o resultado, pois o número de SMS’s enviados e de chamadas indevidas dirigidas a cidadãos catarinenses, realizadas por falsas centrais de atendimento, diminuiu consideravelmente desde a deflagração da operação. Isso porque, durante o cumprimento das ordens judiciais, três falsas centrais de disparos de SMS’s em massa e de ligações telefônicas foram identificadas e desmobilizadas.

A operação teve o objetivo de desarticular três organizações criminosas de âmbito nacional especializadas em fraudes bancárias, especialmente nos golpes conhecidos como “mão fantasma/acesso remoto” e “falsa central de atendimento”.

As três organizações criminosas são possivelmente responsáveis por pelo menos 255 furtos e estelionatos, mediante fraude cibernética, apenas em Santa Catarina – mas as investigações apontam que há possíveis vítimas em todo o país. Ainda de acordo com as investigações, os grupos criminosos teriam possivelmente movimentado, nos últimos 10 anos, cerca de R$ 90 milhões em transações suspeitas.

Fonte: Coordenadoria de Comuniacação Social do MPSC

Últimas notícias

Adolescentes são flagrados fazendo uso de cigarro eletrônico em escola de Lauro Müller

Dois adolescentes, de 16 anos, foram flagrados utilizando cigarros...

Proteção e Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil...

Santa Catarina abre 256 mil empresas no ano e bate recorde histórico

Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas...

TURVO | Bombeiros resgatam idoso ilhado dentro de carro durante alagamento

Um idoso de 63 anos foi resgatado na madrugada...

Notícias Relacionadas