Paraná ganha 129 prêmios no prestigiado Prêmio Queijo Brasil

Paraná teve 60 queijos artesanais premiados

O Paraná conquistou 129 prêmios no VII Prêmio Queijo Brasil, realizado entre 11 e 14 de julho em Blumenau (SC), com produtos de 41 produtores ou empresas familiares diferentes. Este ano, o evento contou com 1542 queijos artesanais inscritos, de 266 cidades em 20 estados brasileiros. Minas Gerais liderou com 363 prêmios, enquanto o Paraná ficou em segundo lugar.

Em 2023, o Paraná teve 60 queijos artesanais premiados, com amostras de 21 produtores diferentes. Este ano, a Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, de Palmeira, foi eleita a melhor queijaria do estado, um reconhecimento ao trabalho árduo, conforme destacou o diretor de operações Rafael Wollmann.

A Rota do Queijo, criada em 2021, impulsionou a produção de queijos no Paraná, integrando o turismo rural e promovendo o queijo artesanal. Além disso, o Prêmio Queijos do Paraná, que abrirá inscrições para uma nova etapa em 18 de setembro, tem contribuído para a capacitação e profissionalização do setor.

O prêmio, promovido por um comitê gestor formado pelo IDR-Paraná, Sistema Faep/Senar, Sebrae-PR, Sindileite-PR e Sistema Fecomércio-PR, busca valorizar a qualidade das queijarias paranaenses, focando na excelência da produção e diversidade de produtos.

Em 2022, a região Sudoeste do Paraná iniciou o Inova Queijo, um evento anual que visa levar informações técnicas para melhorias na produção de queijos, apoiado pelo Governo do Estado. A adesão de 147 municípios ao Susaf também tem ajudado na divulgação e aumento de renda dos produtores, permitindo a comercialização de produtos agroindustrializados fora dos limites municipais.

O Banco do Agricultor Paranaense oferece apoio financeiro para pecuaristas de leite, agroindustriais e pequenas cooperativas, ajudando no pagamento de parte dos juros dos investimentos na produção de queijos e derivados do leite.

O Prêmio Queijo Brasil deste ano destacou o aumento de inscrições de estados pouco representados anteriormente, como o Rio de Janeiro, que teve um aumento de 128%, e a estreia de Amazonas e Sergipe. O evento é co-realizado pela Associação Comer Queijo e Scalco Produções.

AGROLINK – Seane Lennon

Últimas notícias

Bêbado é preso após efetuar disparos com espingarda de pressão em vizinho

Um homem de 51 anos foi preso na noite...

Ciclone afeta quase 18 mil pessoas na região Sul

Quase 18 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone no...

Brasil tem potencial para liderar agropecuária sustentável

  O Brasil reúne condições únicas para assumir a liderança...

BALNEÁRIO RINCÃO | Equipe feminina de Karatê conquista marca histórica na Olesc

A equipe de karatê da Prefeitura do Balneário Rincão/Clube...

CRICIÚMA | Esquadrilha Fox emociona o público em homenagem ao Centenário

Criciúma viveu uma tarde de emoção e orgulho neste...

Notícias Relacionadas