Em epidemia, município já soma 378 casos de dengue

Braço do Norte é a cidade da região com maior número de casos autóctones

Em situação de epidemia para dengue desde o final de abril, Braço do Norte segue com aumento de casos da doença. Em cerca de 15 dias, o número de registros subiu de 124 para 378, até ontem. A informação foi repassada pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que explicou que estes casos foram contraídos de forma autóctone, ou seja, no próprio município, todos confirmados por critério laboratorial.

“A taxa de incidência de Braço do Norte está em 1.108 casos por 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando o município atinge 300 casos por 100 mil habitantes. A situação está complicada”, ressalta a bióloga da Regional de Saúde, Sabrina Fernandes Cardoso.

“O Estado tem realizado aplicações de inseticida a ultra baixo volume (fumacê) no município com o intuito de eliminar as fêmeas do mosquito vetor, o Aedes aegypti, infectadas pelo vírus”, explica.

Sazonal  

A boa notícia é que, segundo Sabrina, já começa a ser observada a diminuição dos casos na região. “O ápice dos casos de dengue é do meio para o final de abril. Estamos no final do período sazonal, que se dá com a diminuição das temperaturas. Porém, os casos não acabam, apenas diminuem, visto que estamos vivenciando muitas alterações climáticas. A prevenção não pode parar”, alerta Sabrina.

Fonte: DS

Últimas notícias

Colégios Militares de SC abrem edital com 599 vagas em todo o Estado

As 599 vagas contemplam as unidades de Florianópolis, Lages,...

Varejo de Santa Catarina cai 5,8% em setembro, aponta Índice Stone

Os oito segmentos analisados registraram queda mensal A 21ª edição...

Entrega do kit do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz é neste sábado

A largada do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da...

Encontro de Celíacos de Criciúma e Região acontece na próxima semana

Evento promove a conscientização e a inclusão, além de...

Notícias Relacionadas