10ª edição da Feira Regional de Matemática inicia na próxima quarta-feira

Criciúma recebe na próxima quarta-feira, dia 11, no Parque dos Imigrantes, a décima edição da Feira Regional de Matemática da Região Carbonífera

Estudantes de 64 escolas públicas e particulares de 11 municípios apresentarão à comunidade trabalhos que exploram as aplicações da Matemática no cotidiano e metodologias de ensino criativas e inovadoras.

O evento é aberto às escolas da região e à comunidade em geral. A Feira começa às 8h30, com a cerimônia de abertura, que contará com a apresentação cultural “Eu sou do Sul”, celebrando a solidariedade com o Rio Grande do Sul, por estudantes do segundo ano da escola Antônio Minotto. A visitação segue pela manhã até 11h45, e à tarde, das 13h15 às 15h30, quando serão conhecidos os trabalhos destaque que representarão a região carbonífera na feira estadual, que acontecerá em novembro, em Rio dos Cedros.

O professor de Matemática do IFSC, Bazilício Andrade Filho, que integra a comissão organizadora, destaca a qualidade e o grande número de trabalhos inscritos desta edição. “Estamos muito contentes com o resultado da Feira. Recebemos a pré-inscrição de quase 100 trabalhos de toda a região e conseguimos este ano aumentar o número de municípios envolvidos. Isso nos motivou a organizar atividades formativas para professores, já que muitos estarão participando da Feira pela primeira vez. Esse ano teremos em torno de 300 participantes, entre organizadores, professores, alunos e avaliadores, o que nos garante que será um evento de excelência”, afirma.

A Feira de Matemática da Região Carbonífera é um evento científico-cultural que reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica, educação superior e educação especial de instituições públicas e particulares. O objetivo da exposição é despertar nos alunos o interesse pela Matemática, promover a troca de experiências entre professores e realizar a divulgação de conhecimentos matemáticos.

Em 2024, participam como expositores estudantes de 64 escolas públicas e particulares, de todos os níveis de ensino, oriundas de Criciúma, Nova Veneza, Içara, Urussanga, Orleans, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treviso, Lauro Müller e Balneário Rincão.

A secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols, destaca a importância da Feira de Matemática para a comunidade científica, ressaltando a expectativa de integração entre estudantes, professores e famílias. “Os trabalhos apresentados refletem a qualidade do ensino em nossa região e incentivam o pensamento crítico e a curiosidade científica. Estamos confiantes de que esta edição será um sucesso e uma fonte de aprendizado e inspiração para todos”, projeta.

A comissão organizadora da feira é composta por representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas