Workshop gratuito para profissionais de RH ensina ferramentas de regulação emocional

Encontro foi o primeiro de quatro eventos que serão realizados durante o Setembro Amarelo

Autoconhecimento e regulação emocional foram os temas principais de um workshop gratuito promovido exclusivamente para profissionais de Recursos Humanos. O encontro ocorreu na noite dessa quarta-feira, dia 4, na Clínica de Saúde São José, em Criciúma, e reuniu mais de 40 pessoas.  Durante todo o mês, serão quatro encontros do “Movimenta RH” com foco em saúde mental.

Segundo Jeniffer Anselmo Gomes, gerente do Plano Saúde São José, o público foi escolhido devido a uma demanda percebida no dia a dia do Plano. “É muito comum que os profissionais de RH entrem em contato conosco pedindo ações de saúde mental para os colaboradores das empresas. Então, quando projetamos as ações do Setembro Amarelo decidimos promover algo para quem está sempre cuidando das equipes, sofrendo pressões de todos os lados e sendo o elo entre os trabalhadores e a gestão das empresas. Tivemos muitas inscrições em pouco tempo, o que nos mostra que realmente é um tema pertinente e um público que precisa desse cuidado”, destaca.

Uma das palestrantes do primeiro encontro foi Fernanda Fernandes, psicóloga e mestra em saúde coletiva que, ao longo da noite, ensinou técnicas de regulação emocional para que os participantes possam aplicar nas atividades de rotina. “Quem participou conosco, saiu daqui com recursos para lidar com o estresse do dia a dia e com quaisquer outros aspectos que possam influenciar de alguma forma a saúde mental. Não tem como estarmos ilesos de enfrentar situações difíceis, mas o importante é termos as condições, as ferramentas e as estratégias ao nosso alcance para encontrar o equilíbrio mesmo quando estamos passando por uma situação que nos abala”, ensina a psicóloga.

Quem participou do encontro, aprovou a iniciativa. “As palestrantes abordaram o tema de forma direta e objetiva, utilizando uma linguagem simples e acessível. O que mais me chamou a atenção foi o fato de trazerem exemplos práticos do cotidiano, tornando o conteúdo muito realista e fácil de relacionar com várias situações das nossas vidas. Além disso, ficou evidente o domínio que as palestrantes tinham sobre o assunto, transmitindo confiança e clareza em cada explicação. Foi uma experiência enriquecedora e bastante útil”, avalia Marília Mendes Loch, que atua como coordenadora de RH da Afasc.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 11, 18 e 25 de setembro, sempre das 19h30 às 21h30min. “Não existe controle emocional. Isso é um ponto que a gente aprendeu no nosso treinamento. A emoção vem e a gente tem que deixá-la vir. O que a gente precisa é analisar e regular as emoções perante os nossos comportamentos. Essa é a principal lição do encontro de hoje, mas tem muita coisa ainda pela frente para as próximas semanas”, anuncia a psicóloga Patrícia Gomes que estará durante todos os encontros do Movimenta RH.

Texto e Fotos: Karol Carvalho / Alfa Comunicação e Conteúdo

Últimas notícias

Criciúma realiza primeira ação do ano para acolher moradores em situação de rua

Na sexta-feira (10), as Secretarias de Assistência Social e...

Jaguaruna comemora 3ª Festa da Melancia

A partir de sexta-feira, dia 17 de janeiro, até...

Maria Fumaça leva mais de 250 turistas à Vindima Goethe

Iniciada neste fim de semana, a 17ª Vindima Goethe...

Fritadeira elétrica causa incêndio

Um incêndio na cozinha de uma lanchonete mobilizou os...

Notícias Relacionadas