Vitamina C regenera a pele e protege contra envelhecimento, descobre novo estudo

Pesquisadores japoneses descobriram que a vitamina C faz bem para a pele e protege contra o envelhecimento

Pesquisadores do Japão descobriram que vitamina C ajuda a regenerar as células da pele e que também atua ao longo da vida para neutralizar o processo de envelhecimento humano. Olha isso!

Segundo eles, a vitamina C ajuda a prevenir o afinamento da pele relacionado à idade e a deixar a pele mais forte e saudável à medida que a pessoa envelhece. É que ela aumenta a espessura da camada epidérmica da pele e ativa genes ligados ao crescimento celular por meio da chamada desmetilação do DNA.

“A vitamina C parece influenciar a estrutura e a função da epiderme, especialmente controlando o crescimento das células epidérmicas. Neste estudo, investigamos se ela promove a proliferação e a diferenciação celular por meio de alterações epigenéticas”, disse em comunicado o Dr. Akihito Ishigami, vice-presidente da Divisão de Biologia e Ciências Médicas do Instituto Metropolitano de Geriatria e Gerontologia de Tóquio.

A pesquisa

A pesquisa, para investigar como a vitamina C afeta a regeneração da pele, a equipe utilizou equivalentes epidérmicos humanos, que são modelos cultivados em laboratório que imitam de perto a pele humana real. Nesse modelo, as células da pele são expostas ao ar na superfície enquanto são nutridas por baixo por um meio nutriente líquido, replicando a maneira como a pele humana recebe nutrientes dos vasos sanguíneos subjacentes enquanto permanece exposta ao ambiente externo.

O meio líquido continha concentrações de C comparáveis ​​às tipicamente transportadas da corrente sanguínea para a epiderme. Ao avaliar seu efeito, eles descobriram que a vitamina C influenciou uma camada de células epidérmicas mais espessa, sem afetar significativamente o estrato córneo (a camada externa composta por células mortas) no sétimo dia.

No 14º dia, a camada interna estava ainda mais espessa, e a camada externa, mais fina, sugerindo que a vitamina C promove a formação e a divisão dos queratinócitos. As amostras tratadas apresentaram aumento da proliferação celular, demonstrado por um maior número de células Ki-67 positivas — um marcador proteico presente no núcleo das células em divisão ativa.

A epiderme

A epiderme é a camada mais externa da pele e, também, a mais suscetível ao afinamento durante o envelhecimento.

Cerca de 90% das células da epiderme são queratinócitos, que se originam de camadas mais profundas da epiderme e migram para cima, formando a barreira protetora da pele.

Para combater o impacto do envelhecimento na pele, diversos estudos enfatizaram os benefícios da vitamina C, uma vitamina bem conhecida por seu papel na saúde da pele e suas propriedades antioxidantes.

Onde encontrar a vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada em vários alimentos, principalmente em frutas e vegetais.

 

Frutas cítricas como laranja, limão, acerola, goiaba, caju, morango, kiwi e abacaxi são as mais conhecidas fontes da vitamina, mas ela também pode ser encontrada em vegetais.

Entre eles o pimentão – especialmente o amarelo – brócolis, couve, salsa, espinafre e tomate.

As recomendações de vitamina C podem variar de 90 miligramas por dia, para um homem, a 120 para uma mãe que amamenta.

No entanto, esses são os requisitos mínimos para prevenir doenças conhecidas, e uma saúde ideal, como a regeneração da pele encontrada no estudo, pode exigir muito mais.

Fonte; Só Notícia Boa

Últimas notícias

Prefeito de Garopaba é indiciado por fraudes

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito...

Mais de 300 vagas de emprego em Feirão em Tubarão

Tubarão recebe hoje um Feirão de Emprego com oferta de...

Quase 200 kg de maconha são apreendidos em veículo com placas adulteradas

No domingo, 29, uma ação integrada entre a Polícia...

Amrec tem saldo negativo de empregos em maio

Maio foi negativo para a geração de empregos da...

Notícias Relacionadas