Violência doméstica contra a mulher liderou ranking de atendimentos da CEAV em 2023

A Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar (CEAV), do TJSC, atendeu 223 pessoas em 2023. No ano em que foi criada, em 2022, realizou 16 atendimentos. Os dados fazem parte do relatório anual da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), divulgado nesta sexta-feira (19).

Com equipe técnica multidisciplinar, o serviço acolhe, orienta e encaminha as vítimas e seus familiares para a rede de serviços públicos, especialmente os de assistência social, saúde mental e assistência jurídica, por meio do Balcão Virtual.

Além disso, funciona como canal especializado para o recebimento de pedidos de medidas protetivas de urgência, direito previsto na Lei Maria da Penha. Nesses casos, a CEAV peticiona, protocola e está habilitada para ajuizar ações em todo o Estado.  A partir daí, depois das orientações, a missão se encerra.

“Temos todo o cuidado para não interferir na atividade jurisdicional”, afirma a servidora Ivone Ester Vidal Borges. “Se a pessoa precisar da CEAV depois desta etapa, estaremos à disposição, mas fazemos questão de ensinar, passo a passo, como a vítima pode acompanhar seu processo, num trabalho que dá autonomia e segurança para quem nos procura.”

Em sua maioria, os atendimentos do ano passado foram destinados a pessoas residentes em Florianópolis, cidade que registra o maior número de crimes de violência doméstica e familiar no Estado.

No entanto, uma vítima de Pernambuco e outra residente na Espanha também receberam assistência. Assim como em 2022, a violência doméstica lidera o ranking dos atendimentos em 2023.

De acordo com a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, “ as orientações e o acolhimento são feitos de forma humanizada, qualificada por servidores efetivos com formação em Direito, Psicologia e Serviço Social”.

Embora a CEAV oriente a população a buscar auxílio pelo Balcão Virtual, a equipe também atende de forma presencial, se agendado previamente. Segundo o relatório, o público que procurou presencialmente o serviço encontra-se em situação de vulnerabilidade social, com pouco conhecimento tecnológico e restrições de acesso à rede de internet. Os atendimentos são realizados durante o expediente forense.

A CEAV não substitui o trabalho feito pelas polícias e pelos demais órgãos de segurança. “Nosso objetivo é fortalecer a rede de apoio e ajudar a vítima de forma ágil e eficiente”, explica a juíza Naiara Brancher, cooperadora da Cevid.

Desde o início, a Central estabeleceu parcerias institucionais, entre elas com o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT), do Ministério Público de Santa Catarina. Outra entidade parceira é a Casa das Anas, unidade de acolhimento para mulheres em situação de violência mantida pelo governo do Estado. Além disso, a CEAV promove acordos com universidades públicas e privadas para atendimento jurídico, médico, psicológico e de assistência social, tudo feito de forma gratuita.

  • Contato
  • Balcão Virtual
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (48) 3287-2637 e (48) 3287-2635
  • WhatsApp Business: (48) 3287-2635
  • Atendimento presencial com agendamento prévio

Últimas notícias

Asilo do Bairro Magalhães pede doações de fraldas

Com baixo estoque, o ILPI Asilo Santa Isabel começou,...

Presente de Natal: Içara terá show gratuito de Benito de Lorenzi hoje terça-feira

O Natal Encantado de Içara vai ter um espetáculo...

Filho é preso pelo assassinato de casal de empresários achados amordaçados em SC; herança motivou crime

A Polícia Civil prendeu neste domingo (1º) um jovem...

PM que matou motociclista de aplicativo com tiro no meio da rua é espancado por populares

O policial militar que neste domingo (1º) matou com...

Programa de Incentivo ao Esporte para SC terá investimento de R$ 75 milhões por ano

Nesta segunda-feira (2), o governador Jorginho Mello (PL) e...

Notícias Relacionadas