Violência contra educadores é tema de pesquisa nacional lançada em SC

Os constantes casos de violência e perseguições contra professoras e professores em Santa Catarina e no Brasil são tema de uma ampla pesquisa nacional realizada pelo Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es

O lançamento do estudo será realizado nesta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa, a partir das 14h.

O objetivo do estudo é produzir dados para possibilitar uma compreensão mais ampla dos discursos de ódio, do fenômeno das perseguições e a violência contra os educadores. A partir disso, será desenvolvido um protocolo de acolhimento, tanto jurídico quanto psicológico às vítimas.

“Essa é uma importante discussão a ser feita. Temos visto uma escalada de ataques contra professores. Nossos educadores já sofrem com baixos salários, condições insalubres de trabalho, insegurança nos contratos de trabalho e casos de violência também de estudantes. Ser professor no Brasil e em Santa Catarina não é fácil”, afirma a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc.

O estudo “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Educação Democrática (NEED) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com pesquisadores de todo o país.

Tem parceria também do Ministério da Educação e do gabinete da deputada Luciane Carminatti. Em Santa Catarina, a pesquisa será implementada pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), que atuará diretamente nas escolas.

A primeira etapa da pesquisa é um questionário on-line para ser respondido por professoras e professores de todo o país na intenção de gerar dados de forma sistemática sobre os ataques e os avanços dos movimentos extremistas. Depois, em um segundo momento, serão feitas entrevistas com uma amostragem para se aprofundar no impacto desses ataques.

O formulário para a pesquisa está disponível aqui: https://onveuff.com/a-pesquisa/ e os professores já podem participar.

O evento para lançamento da pesquisa em Santa Catarina será realizado no Plenarinho da Assembleia. É gratuito e aberto ao público. Não precisa se inscrever para participar.

Colaboração: Equipe de Comunicação

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas