Estado registrou o quarto maior crescimento do país, na análise regional
A 22ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou aumento de 5% nas vendas de Santa Catarina em outubro, na comparação anual, destacando o estado como o quarto maior crescimento do país. O estudo, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro.
Na análise regional e na comparação com o mesmo período do ano passado, além de Santa Catarina, os estados que se destacaram foram: Roraima, Amazonas e Maranhão, que apresentaram crescimento de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente. Goiás e Paraná também tiveram alta de 4,9% e 3,5%. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram queda de 3,4% e 0,6%, respectivamente.
Segmentos analisados
O IVS analisa oito segmentos, sendo eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuários e calçados; Material de Construção; Combustíveis e Lubrificantes e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
O relatório completo pode ser encontrado na nova plataforma de conteúdo da Stone: Link
Sobre a Stone
Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.
Informações para a imprensa – FSB Comunicação
Barbara Honorato