Uso de celular nas escolas é debatido na Assembleia

Participantes do debate concordaram com a restrição do uso do aparelho.

Uma audiência pública para discutir o uso do celular em sala de aula foi promovida na Assembleia Legislativa, na segunda-feira, dia 7. A proposta foi feita pela deputada Paulinha (Podemos).

Os participantes do debate concordaram com a restrição, mas ponderaram a utilidade do uso das tecnologias na educação. O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Osvaldir Ramos, lembrou que a lei prevê exceções e que permite o uso do celular em sala para fins pedagógicos e em casos de emergências.

“Não existe proibição, a questão é que precisamos definitivamente dar segurança para o professor. O estudante muitas vezes se arvora diante da autoridade do professor. E tem pai e mãe que ficam mandando mensagens o tempo inteiro para os filhos, é compreensível, mas temos de entender que o estudante está na escola, com o professor. Se é uma situação de emergência, tem o telefone da escola”, argumentou o representante do CEE.

Para a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC), Alvete Pasin Bedin, a Lei Federal nº 15.100/20525 é bem-vinda, uma vez que o celular em sala desvia a atenção do aluno e no recreio mitiga a socialização. “Para uso pedagógico está liberado, mas o professor precisa de formação para saber como atuar”, reivindicou a sindicalista, que criticou o uso de caixinhas para os estudantes depositarem celulares. “É muito preocupante”.

Uso excessivo   

Paulinha informou que 78% das crianças e 84% dos adolescentes não fazem o mínimo de atividades físicas por causa do uso excessivo das telas, que afastam as crianças das atividades lúdicas. O celular, segundo Paulinha, abaixa a autoestima de adolescentes por conta da exposição excessiva e da imposição de um padrão de beleza irreal.

Diário do Sul

Últimas notícias

Quatro ocorrências de furto são registradas em Criciúma em menos de 24h

A Polícia Militar atendeu, entre os dias 17 e...

Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão na região Sul

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão na...

Soja brasileira pode bater recorde, mas clima segue como fator-chave

O mercado da soja apresentou movimentação positiva em novembro na Bolsa...

Epagri reúne mais de 200 pessoas em Ipuaçu para Tarde de Campo sobre leite sustentável

As gerências regionais da Epagri de Chapecó e Xanxerê...

TURVO | Veículo da comarca é doado ao Abrigo Cativar, com atuação no sul do Estado

Um veículo pertencente ao Poder Judiciário de Santa Catarina...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas