Universidade Gratuita: Estudantes começam a ser notificados por irregularidades

Caso não respondam dentro do prazo, terão o benefício suspenso

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), começa a notificar nesta quinta-feira (24) os 130 estudantes com maiores indícios de inconsistências identificados nos cadastros do Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC). Os alunos terão cinco dias úteis para apresentar as justificativas para as discrepâncias encontradas pela investigação da Polícia Civil

Com o relatório feito pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) e a investigação da Polícia Civil, realizada a pedido do nosso governador Jorginho Mello, foi possível identificar esses casos. A partir dos dados fornecidos, estamos notificando esses 130 estudantes. Nosso objetivo é, caso confirmadas as irregularidades, aplicar o que prevê a lei: suspensão do benefício e restituição dos valores recebidos ao erário”, afirma a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

As justificativas dos estudantes serão analisadas pelas Comissões Estaduais de Fiscalização dos programas Universidade Gratuita e FUMDESC. Se confirmadas as irregularidades, os alunos serão informados da suspensão do benefício, bem como será encaminhado um pedido para que a Polícia Civil e demais órgãos de controle aprofundem as investigações. Em paralelo, a SED dará início ao processo administrativo para que os valores utilizados para o pagamento de mensalidades desses estudantes sejam ressarcidos aos cofres públicos.

As Comissões Estaduais de Fiscalização também iniciaram nesta semana, após o recebimento do material na última segunda-feira, dia 21, as análises do relatório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) sobre os dois programas. A partir da análise dessas informações, a Secretaria irá adotar todas providências cabíveis diante das eventuais inconsistências e indícios de irregularidades apontados.

Reforços na fiscalização e aperfeiçoamento dos programas

O Governo de Santa Catarina vem instituindo ações para o aperfeiçoamento do Universidade Gratuita e do FUMDESC desde o início da implementação dos programas. Entre as novidades para o segundo semestre de 2025 está uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) que permite identificar em menos de 24 horas possíveis inconsistências nos dados de estudantes inscritos.

Fonte| OCP News Florianópolis

Últimas notícias

Brasil aprova lei que proíbe venda de cosméticos testados em animais após 10 anos de luta

Em uma vitória histórica, a Câmara dos Deputados aprovou...

Garis arrecadam meio milhão de lacres em gincana, ajudam mulheres carentes e ganham prêmios

Uma atitude linda de garis de Brasília. Eles arrecadaram...

Santa Catarina lidera exportações e prevê safra recorde de banana em 2025

A banana-caturra teve queda de 25,3% nos preços pagos ao produtor,...

TUBARÃO | Galeto Solidário chega à 33ª edição com renda revertida para ações sociais

O Rotary Club de Tubarão Sul realiza no dia 7 de...

SÃO JOAQUIM | Primeira cirurgia de Septoplastia é realizada no hospital da cidade

Foi realizado no serviço de otorrinolaringologia cirurgias eletivas a...

Notícias Relacionadas