Natural de Tubarão, a diretora, roteirista e produtora Aline Andrade, radicada há duas décadas em Los Angeles (EUA), estreia amanhã dois filmes na televisão brasileira: “Macumba: Folclore de Família” e “Áureo & Mirele”. As produções, distribuídas pela Box Brasil, serão exibidas nos canais Claro TV e Amazon Prime Brasil.
Com assinatura da produtora Fine Frenzy Films, fundada por Aline, os projetos reforçam o protagonismo catarinense no cinema independente internacional. Macumba: Folclore de Família, escrito, dirigido e produzido por ela, marca sua estreia em exibição nacional. O curta-metragem de realismo mágico foi filmado em Florianópolis e conta com elenco formado por Joana dos Santos, Zoê França Danielewicz, Chico Caprario e Raquel Stüpp.
Inspirada em histórias de sua família, Aline mistura religiosidade afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira e memórias afetivas. “Essas histórias foram silenciadas por muito tempo. Dar voz a elas foi um rito de escuta e reinvenção”, conta.
A produção contou com o trabalho do diretor de fotografia Rubens Angelotti, além de Mara Salla e Mateus Gageiro como coprodutores – este também responsável pela trilha sonora.
Diversidade
Já o documentário Áureo & Mirele acompanha a jornada de um imigrante brasileiro gay que, aos 50 anos, deixa os Estados Unidos para recomeçar a vida em Paris. Produzido por Aline, o longa foi selecionado para mais de 15 festivais e recebeu diversos prêmios.
Para Aline, levar suas obras à televisão brasileira é uma forma de representar o país – e Tubarão – com mais diversidade e autenticidade. “Ainda há muito trabalho para garantir que diferentes regiões se vejam representadas”.
Fonte | Diário do Sul