De janeiro a julho de 2025, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, registrou 21 notificações de potenciais doadores de órgãos. Destas, oito doações foram efetivadas, alcançando uma taxa de 62,5% de autorização familiar para o procedimento.
O HNSC ocupa atualmente a 9ª posição entre os hospitais catarinenses que mais realizaram doações neste ano. Outro destaque, segundo a instituição, é a qualidade da assistência prestada pela UTI: não houve nenhum óbito durante o processo de diagnóstico de morte encefálica.
“Cada doação representa uma oportunidade real de salvar vidas e é fruto do trabalho sério e comprometido da nossa equipe junto às famílias, que exercem um gesto de generosidade imensurável.
No Setembro Verde – mês de conscientização sobre a doação de órgãos –, reforçamos a importância de falar sobre o tema e de registrar esse desejo com seus familiares. Cada órgão doado representa uma nova oportunidade de vida para uma pessoa”, afirma Hebert Moreschi, diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Referência
Santa Catarina alcançou a maior taxa de doação, com 42,4 por milhão de população (pmp), no primeiro semestre de 2025, contrastando com o índice nacional de 19,5 pmp. A não autorização das famílias no estado também é uma das menores, com 28,4%, enquanto que a média nacional está em 45%.
De janeiro a julho de 2025, a Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, registrou 450 notificações de potenciais doadores. Desses, 207 foram doadores efetivos.
O HNSC é referência no estado e atua desde 2003 neste processo, por meio da Comissão Hospitalar de Transplantes, formada por uma equipe multiprofissional com médicos e enfermeiros.
Fonte da Informação | Diário do Sul