Trigo desempenha papel fundamental na produção de alimentos

Hoje dia 10 de novembro é celebrado o Dia do Trigo para destacar a relevância desse grão na economia e setor agropecuário brasileiro

Em 10 de novembro é celebrado o Dia do trigo para destacar a relevância desse grão na economia e setor agropecuário brasileiro. Originário da antiga Mesopotâmia, o trigo desempenha um papel fundamental na produção de alimentos diários e tem uma presença sólida na agricultura nacional. Esse cereal tem diversas variedades que dão base para uma série de produtos essenciais. Por exemplo, o Triticum aestivum é essencialmente destinado à produção de pães, já o Triticum durum é utilizado na indústria pastifícia italiana, enquanto o Triticum compactum é fundamental para bolos e biscoitos, enriquecendo a dieta cotidiana.

O Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de trigo no mundo. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, o estado lidera a produção nacional com safra estimada em 4,1 milhões de toneladas, dado que o Rio Grande do Sul está enfrentando grandes dificuldades de ordem climática. Mesmo com desafios, o trigo continua a brilhar a cada ano, destacando a importância de apoiar o agronegócio e o cultivo do trigo no Brasil.

Segundo os novos números de Safras & Mercado, a produção de trigo no Brasil para 2023 é estimada em 10,355 milhões de toneladas, embora tenha sido ajustada para baixo devido a fatores climáticos. O país busca reduzir a dependência de importações, e a perspectiva é de crescimento no setor triticultor para o próximo ano.

O trigo desempenha um papel essencial na vida dos brasileiros, com cada pessoa consumindo cerca de 60 kg de trigo por ano. O Brasil busca se tornar autossuficiente em trigo nos próximos dez anos, com a expansão do cultivo no cerrado do Brasil Central. A afirmativa foi feita por pesquisadores da Empresa, que já colheram significativos resultados em suas pesquisas de campo. O desafio será ultrapassar a casa de 13 milhões de toneladas consumidas hoje no país, uma vez, que 50% da demanda interna é importada.

Campanha #EsseAgroÉNosso

Diante o propósito dessa e outras culturas do setor, que são fundamentais para a economia e sustentabilidade do país, contribuindo com cerca de 24,4% do PIB nacional (dados Cepea/CNA), diversas empresas ligadas ao agronegócio iniciaram a campanha #EsseAgroÉNosso. O movimento, que completou um ano, possui um único propósito: fortalecer o setor por meio da comunicação sobre a importância dele, através de postagens nas redes sociais e internet.

“É importante refletirmos sobre a importância do trigo para o agronegócio brasileiro pois, quando somado a outras culturas destaques no país, temos a potência mundial que é o setor. Essa campanha foi criada justamente para informar e reforçar para a sociedade o trabalho e o que o produtor brasileiro é capaz de fazer”, frisa André Ricci, gerente de Comunicação Estratégica da Ourofino Agrociência, empresa que faz parte do movimento.

A campanha busca, a cada dia, mais parceiros pela causa. “Todas as empresas que fazem parte do ecossistema do agronegócio podem aderir ao movimento, cujo objetivo é disseminar a relevância do segmento na vida das pessoas”, complementa Bruno Freitas, gerente de Marketing da Ourofino Saúde Animal, outra empresa integrante. Para participar da campanha, basta a empresa compartilhar os conteúdos do movimento disponíveis no site #EsseAgroÉNosso.

Leonardo Luvezutti, diretor da Perfect Flight, é também um defensor ativo da campanha. Ele salienta a necessidade de destacar o agronegócio em toda a sua extensão, já que muitas pessoas ainda não compreendem a importância do setor para o país. “É fundamental ressaltar que o agronegócio desempenha um papel crucial em nossa vida cotidiana, desde o simples cafezinho até operações mais complexas, como a geração de combustíveis e energia”, explica.

Ele acredita que é fundamental ampliar o alcance desse movimento, pois aposta no conceito de que a união faz a força.

As informações são da assessoria

Últimas notícias

Família de lutadores de taekwondo salva mulher que sofria agressão sexual

Uma família que luta taekwondo ouviu os gritos e...

Tubarão Futsal recebe o Jaraguá pela Liga Nacional

O Jaraguá tem 21 pontos e ocupa a terceira...

Reunião com professores acaba sem proposta de reajuste

Estado sinalizou à categoria que tem intenção de fazer...

Homem é abordado pela PM em atitude suspeita no centro de Balneário Rincão

A Policia Militar atendeu uma ocorrência de averiguação de...

Faleceu aos 75 anos o Sr. Lauro de Lima

Faleceu ontem dia (20) ás 22:15 no hospital com...

Notícias Relacionadas