Trabalhos de recuperação são iniciados

Local é patrimônio histórico e símbolo da imigração italiana.

A prefeitura de Pedras Grandes, por meio da secretaria de Obras, deu início aos trabalhos de recuperação no Cemitério dos Imigrantes Italianos de Azambuja, um dos mais importantes patrimônios históricos do município e símbolo da imigração italiana no Sul de Santa Catarina.

O prefeito Agnaldo Filippi destacou que as obras começaram com uma limpeza completa na área onde estão as lápides dos primeiros colonizadores italianos. Um novo acesso lateral foi aberto para facilitar a entrada, possibilitando que, após as obras de restauro, o local possa ser visitado pelo público.

Com o apoio técnico da Unibave, foi realizado um projeto de mapeamento e identificação dos túmulos, que diagnosticou as intervenções necessárias para recuperar e preservar o espaço. Este trabalho minucioso garantirá que a memória dos pioneiros seja preservada de forma respeitosa e acessível às futuras gerações.

O Cemitério de Azambuja, desativado há décadas, localiza-se no primeiro núcleo de imigrantes italianos estabelecido no Estado, em 1877. Embora os restos mortais tenham sido trasladados para outros cemitérios, o local ainda abriga lápides originais, algumas legíveis e em sua posição original, envoltas por um cenário bucólico de pinheiros e samambaias.

Diário do Sul

Últimas notícias

Motorista atropela seis pessoas, incluindo crianças, e foge sem prestar socorro

A guarnição do ASU-305 foi acionada para atendimento de...

Balneário Rincão: cidade da praia, lagoas e ciclovias

A cidade de Balneário Rincão é a mais nova...

Esgoto volta a invadir casa de morador em Gravatal

Dez dias após o primeiro episódio, esgoto público volta...

Ocorrência de tráfico de drogas foi registrada na Lagoa dos Esteves

Em rondas na avenida das Palmeiras, bairro Lagoa dos...

Celesc é condenada a fazer melhorias em Garopaba

A Celesc foi condenada em uma ação civil pública...

Notícias Relacionadas