Supermercado cria modelo inovador para diminuir filas nos caixas em alta temporada

Experiência em unidade do Super Moniari de Balneário Gaivota deve ser replicada em outras unidades da rede em breve

A chegada de milhares de veranistas e turistas na alta temporada impõe todos os anos um grande desafio para cidades do litoral catarinense, sobretudo no varejo. Com uma combinação de criatividade e tecnologia, a loja da rede Super Moniari de Balneário Gaivota, no Extremo Sul do Estado, implantou um  sistema inovador que resultou na diminuição no tempo de espera nos caixas, o Papa Filas.

A solução desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da rede com uso e tecnologias da Laurent e Totvs foi implantada em dezembro e foi bem sucedida no objetivo de garantir fluidez à operação nos momentos de maior demanda de clientes, conta a CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti. O Papa Filas é diferente do autoatendimento e tem uma dinâmica própria: um atendente utiliza um leitor móvel e vai até o cliente que está na fila do caixa e tem poucos itens em sua cestinha, escaneia e embala as compras e finaliza entregando uma “comanda” para o consumidor efetuar o pagamento em um totem.

O papa-filas recebe clientes que possuem todos os itens com códigos de barra na sua cestinha. “Essa particularidade de uma loja de praia de receber de um dia para o outro um número muito maior de clientes do que na maior parte do ano nos impôs esse desafio e elaboramos essa solução com o objetivo de garantir uma boa experiência ao cliente, diminuindo o tempo de fila e check-out. Já planejamos levar essa solução para outras unidades da rede”, conta Monique.

Além da tecnologia, a participação humana tem importância fundamental no método do Papa Filas, aponta a CEO do Moniari. “Os clientes percebem o papel de proatividade do atendente, que vai muitas vezes buscá-lo na fila e garante a otimização do tempo dele”, ressalta.

A estação de pagamentos do Papa Filas admite operações com cartão de crédito, débito, PIX e carteiras digitais. “Os  totens de pagamento precisavam de uma interface de fácil acesso e a TOTVS priorizou isso desde  o inicio do projeto, provendo usabilidade aos clientes”, completa o gerente de produtos da Totvs (empresa desenvolvedora do software), Flávio Roman.

 

João Pedro Alves
Alfa Comunicação e Conteúdo

Últimas notícias

Galeria de Arte da Prefeitura de Içara recebe a exposição ‘Meu Olhar’, de Geraldo Góes

São 51 quadros com fotografias registradas pelo empresário, em...

Prefeitura de Criciúma repassa mais de R$ 1,4 milhão para entidades

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou nesta quinta-feira...

Hercílio Luz encara o Barra neste sábado

Com a vitória do último domingo sobre o Concórdia,...

Consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do Clube Carvoeiro

O consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do...

Serra do Rio do Rastro terá trânsito bloqueado neste fim de semana

Neste domingo (3) a Serra do Rio do Rastro...

Notícias Relacionadas