Supercomputador e estações irão monitorar qualidade do ar em quatro cidades de SC

Quatro cidades catarinenses, Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó, receberão estações de monitoramento da qualidade do ar até o final de 2024

O projeto, financiado pela Fapesc, destinou R$ 2,5 milhões ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para a compra de quatro estações e um supercomputador de alto desempenho. O novo equipamento será capaz de criar modelos de previsão climática com alta precisão.

As estações, que atualmente estão em processo de importação, contarão com a colaboração do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Defesa Civil de Santa Catarina no compartilhamento de dados. Segundo Mário Quadro, vice-coordenador do mestrado em clima e ambiente do IFSC, esse monitoramento será essencial para prevenir problemas de saúde relacionados à qualidade do ar, como doenças respiratórias, além de contribuir para a segurança em ambientes de trabalho

Atualmente, Santa Catarina conta com três estações de monitoramento do ar, duas em Tubarão e uma em Capivari de Baixo, todas operadas pela empresa Diamante Geração de Energia, responsável pela Usina Termelétrica Jorge Lacerda, que utiliza o carvão como fonte de energia. Essas estações são uma exigência do IMA para a licença ambiental da usina.

O novo sistema de monitoramento deve trazer avanços importantes, fornecendo informações cruciais para que a sociedade catarinense possa acompanhar e agir de maneira preventiva diante da qualidade do ar.

HC

Últimas notícias

Maconha embrulhada para presente é apreendida

Um homem foi preso transportando aproximadamente 20 quilos de...

Ministério da Saúde abre 23 vagas do Mais Médicos Especialistas em Santa Catarina

Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o...

E-commerce: Santa Catarina cresce 70% em envios nacionais no 4º trimestre de 2025

Santa Catarina registrou crescimento de 70% no envio de...

Promoção do Sócio Carvoeiro é prorrogada até o dia 10

O Criciúma Esporte Clube prorrogou até o dia 10...

Natural de Laguna, goleiro acerta com o Fortaleza

O goleiro Pedro Canto Ribeiro, natural de Laguna, é...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas