Setembro Amarelo: CEPON promove ações de prevenção à saúde mental e acidentes de trabalho

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é uma grave questão de saúde pública global

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do estado, vinculada à Secretaria da Saúde de Santa Catarina(SES), está promovendo uma série de atividades voltadas para a segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores ao longo do mês de setembro. A programação, que inclui  a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), entre os dias 2 e 6, visa conscientizar sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de incentivar práticas saudáveis no ambiente de trabalho, com foco no bem-estar integral dos funcionários.

O Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio, é o destaque das ações promovidas pelo CEPON.  A iniciativa incentiva o diálogo sobre questões emocionais e a busca por ajuda em momentos de crise. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o suicídio é uma grave questão de saúde pública global, com cerca de 14 mil casos registrados anualmente no Brasil, o que equivale a uma média de 38 suicídios por dia.

Para o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, as atividades planejadas não apenas reforçam a prevenção de doenças ocupacionais, mas também reafirmam o compromisso da instituição com a saúde mental dos colaboradores. “Essas ações são essenciais para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, onde o cuidado com a mente e as emoções é tratado com a devida importância”, afirma.

Com o tema  “Mente Saudável, Trabalho Seguro”, as atividades promovidas pelo CEPON refletem o compromisso da instituição em criar um ambiente de trabalho mais saudável, consciente e seguro,  reduzindo riscos, oferecendo aos colaboradores ferramentas e espaços para cuidar de sua saúde mental. “O evento se alinha às necessidades contemporâneas dos trabalhadores, que enfrentam desafios crescentes relacionados ao estresse e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Essas iniciativas são essenciais para a prevenção de doenças mentais e para o bem-estar geral”, reforça a psicóloga Estefânia Dobes, que atua no CEPON, unidade gerida pela FAHECE.

Setembro Amarelo no CEPON – Programação da SIPAT

Data: 2 a 6 de setembro

Local: CEPON

Público: Colaboradores do CEPON e público interessado

Hoje 5 de Setembro

– Palestra: Escuta Ativa e Suicídio: 14h às 15h – Sala de Treinamentos do CEPON.

José Vilela Sobreira, do Centro de Valorização da Vida, discute a importância da escuta ativa como ferramenta de prevenção ao suicídio.

6 de Setembro

– Meditação Ativa: 10h às 10h30 – Anfiteatro do CEPON

Conduzida pela Enf. Cladir Alves, a sessão de meditação ativa visa o equilíbrio mental e emocional dos colaboradores.

– Palestra: Superando Estigmas, Unindo Psicoterapia, Nutrição, Neurociência e Esperança para Entender Nosso Propósito nessa Jornada: 14h às 15h – Anfiteatro do CEPON

Dr. Rodolfo Fischer explora a integração entre psicoterapia, nutrição e neurociência para uma vida mais equilibrada e esperançosa.

Secretaria de Estado da Saúde

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas