Santa Catarina registrou uma redução no número de praias próprias para banho no início de 2025, conforme levantamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgado nesta sexta-feira (3). De acordo com o relatório, 63,5% dos 238 pontos monitorados estão aptos para o banho de mar, o que representa uma queda de cerca de 8% em relação ao último levantamento, feito na semana do Natal.
No período analisado, de 30 de dezembro a 3 de janeiro, 151 pontos apresentaram qualidade da água satisfatória. Na semana anterior, 170 dos 238 pontos haviam sido considerados próprios para banho. Essa mudança reflete um aumento no número de locais impróprios, especialmente nas regiões mais movimentadas durante o verão.
Em Florianópolis, 56 dos 87 pontos analisados estão próprios para banho, o que equivale a 64,37%, um índice próximo ao estado como um todo. Praias como Joaquina e Praia Mole seguem recomendadas para banho, mas localidades populares como a Praia de Canasvieiras, Jurerê Internacional e Daniela apresentam alguns pontos impróprios.
HC