No último sábado, 9, foi realizado na praia dos Ingleses, região norte de Florianópolis, o segundo campeonato de surfe voltado para policiais militares
Idealizado e organizado pelo 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o evento contou com a participação de 64 atletas, oriundos de 26 unidades e de 14 municípios do Estado, distribuídos em quatro categorias: Open, Estreantes, Kahuna e Infantil.
A competição foi realizada em ondas de meio metro com séries maiores e os policiais deram um show de surfe no evento. O surfe tem sido incorporado em algumas áreas das forças armadas como parte do treinamento e recreação.
O evento contou com a presença da lenda do surfe brasileiro Fábio Gouveia, figura carismática, que prestigiou a competição e participou da entrega da premiação.
A Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) apoiou o evento por meio do quadro técnico de arbitragem, em que seis juízes avaliaram as manobras realizadas pelos militares, desde as baterias classificatórias até as baterias finais.
O tenente-coronel Rafael Regis de Sousa, comandante do 21º BPM, mencionou na abertura do evento que, cada vez mais, os policiais militares estão praticando o surfe, esporte que pode fortalecer laços sociais e incentivar o trabalho em equipe. No contexto policial, a interação com colegas fora do ambiente de trabalho pode promover uma maior união e apoio mútuo, além de melhorar o relacionamento e a colaboração entre os membros da corporação.