SC e Paraguai devem ampliar relações econômicas, acadêmicas e tecnológicas

O encontro também tratou da possibilidade de parcerias acadêmicas e tecnológicas, com intercâmbio entre universidades e centros de inovação

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, recebeu na tarde desta sexta-feira (10), a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, embaixadora María Adoración Amarilla, para uma reunião que reforçou a intenção de ampliar as relações econômicas, acadêmicas e tecnológicas entre o estado e o país vizinho.

O encontro ocorreu na Residência Oficial da vice-governadora, em Florianópolis, e contou com a participação do secretário adjunto de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Emerson Luis Pereira, do presidente da InvestSC, Renato Dias Marques de Lacerda e do diretor de Atração de Investimentos, Rodrigo Meyer Prisco Paraíso.

A vice-governadora destacou a importância do diálogo e reforçou o apoio do governo catarinense à cooperação bilateral. “É uma honra receber a comitiva paraguaia. Santa Catarina está aberta a fortalecer essa relação. Essa é uma aproximação que pode gerar grandes oportunidades”, disse.

Durante a reunião, a cônsul destacou o interesse do Paraguai em estreitar os laços com Santa Catarina, estado reconhecido pelo dinamismo econômico e pela inovação em diversos setores. “É uma estratégia de desenvolvimento muito interessante de não aumentar impostos e incentivar investimentos. O Paraguai quer estar mais próximo de Santa Catarina, que tem um trabalho muito dinâmico e um crescimento expressivo”, afirmou a cônsul-geral do Paraguai, embaixadora María Adoración Amarilla.

Ela também ressaltou o potencial logístico do país, lembrando que o Paraguai possui acesso à hidrovia Paraguai-Paraná, uma das principais rotas fluviais da América do Sul. Segundo a diplomata, o uso dos portos catarinenses e a cooperação tecnológica podem abrir novas oportunidades de integração entre os dois territórios.

O diretor da InvestSC Rodrigo Meyer Prisco Paraíso observou que, diante do atual cenário regional, há oportunidades estratégicas para ampliar parcerias empresariais, especialmente nas áreas de produção e escoamento de mercadorias. “O ambiente de negócios no Paraguai é muito favorável, e essa aproximação pode gerar ganhos concretos para ambos os lados”, afirmou.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Últimas notícias

BOM RETIRO | Gravíssimo acidente na Serra Catarinense deixa dois mortos e três feridos na tarde deste domingo (12)

Um gravissimo acidente deixou duas pessoas mortas e três...

ARMAZÉM | Mulher é encontrada morta às margens de rio

O corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi...

Fiocruz e UFMG firmam parceria para expandir centro de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal...

Santa Catarina mantém menor índice de homicídios em 18 anos

Os números de homicídios registrados em Santa Catarina, nos...

Prisão, lesão corporal e tráfico de drogas foram registrados neste sábado, em Criciúma

O sábado (11) foi marcado por diferentes ocorrências policiais...

Notícias Relacionadas