SC comemora três reconhecimentos no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

Três catarinenses foram reconhecidos no Prêmio CNA Brasil Artesanal, edição mel, na noite desta quarta-feira (11), durante a cerimônia de premiação, em Brasília

O concurso valorizou produtos artesanais e tradicionais de todo o país e premiou os cinco primeiros colocados nas categorias mel claro e mel escuro.  

A cerimônia também comemorou a 10ª edição do concurso. Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da iniciativa para a cadeia produtiva do mel e para os produtores rurais. Além dos finalistas e seus familiares, o evento contou com a presença de diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações estaduais, além de dirigentes e representantes do setor empresarial e produtivo.

Os ganhadores de Santa Catarina são: a empresa Três Coqueiros, de Maravilha (extremo-oeste), com o 3º lugar na categoria mel claro; a Apicultura Tineli, de Salto Veloso (meio-oeste), com a segunda posição na categoria mel escuro e o Apiário Rainha da Serra, de Capão Alto (serra) que ficou em terceiro lugar, também na categoria mel escuro.

As empresas Três Coqueiros e a Apicultura Tineli participam da Assistência Técnica e Gerencial (AteG) do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com os Sindicatos Rurais de suas regiões.       

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, recebeu com orgulho a notícia. “Termos três ganhadores em uma competição de tamanha relevância demonstra o destaque da produção de mel catarinense no cenário brasileiro. “É uma satisfação saber que dois deles fazem parte da ATeG. Com esse serviço contribuímos para o fortalecimento da atividade no estado, o que impacta na melhoria da qualidade do produto, na valorização da cadeia produtiva e na sustentabilidade dos negócios do segmento”, frisou ao realçar também que Santa Catarina é reconhecida pela excelência no segmento e conta também com premiações internacionais.

CONHEÇA OS GANHADORES CATARINENSES

CATEGORIA MEL ESCURO

Visivelmente feliz, Tiago Tineli, da Apicultura Tineli (2º lugar categoria mel escuro), também agradeceu a toda a equipe da CNA e do Senar/SC. Também destacou a importância do trabalho da ATeG para a evolução da atividade. Aproveitou o momento para fazer um breve relato sobre a história da família na área de apicultura. “Tudo começou com seu avô que trabalhava de forma rudimentar”, ressaltou. Meu pai Roberto auxiliava na colheita e manejo e adquiriu gosto pela apicultura. Ao casar-se deu sequência na criação de abelhas. Buscou conhecimento, fez cursos, aprimorou seus manejos, sempre em contato com a natureza”.

Atualmente, a família trabalha com a Associação de Apicultores de Salto Veloso para envase e extração de mel. “Há dois anos conhecemos a ATeG do Senar/SC e aderimos à iniciativa. As equipes técnicas da ATeG, tanto da apicultura quanto da agroindústria, têm nos ajudado muito a melhorar o manejo, a produção, a rotulação e a embalagem”.

Fernanda Cordova Muniz (Apiário Rainha da Serra) recebeu o reconhecimento pelo 3º lugar na categoria mel escuro, ao lado do filho Gustavo Muniz Correia. Ela realçou o importante apoio que teve para desenvolver a atividade e expressou o orgulho em conquistar um reconhecimento tão expressivo. “É uma alegria muito grande representarmos nosso estado e a nossa associação (Apromel). Essa conquista é resultado de um trabalho feito com muito carinho e dedicação”.

CATEGORIA MEL CLARO

Emocionado e felizVerno Lunemburger, da Três Coqueiros, recebeu o reconhecimento na categoria mel claro, durante a cerimônia, em Brasília, ao lado do filho Vanderson Luis Lüneburger. “Quero agradecer primeiramente à Deus pela oportunidade e ao Senar/SC, que nos impulsionou nessa atividade. Importante também lembrar do avô (in memorian) que começou no segmento. Sou o único representante da família que sucedeu seu trabalho. Essa valorização é tão gratificante que a gente até fica sem palavras”.

Verno também contou que foi incentivado pela equipe técnica da ATeG a participar do concurso e não esperava ser reconhecido. A premiação representa uma grande conquista, pois resgata a tradição familiar: seu avô atuava com abelhas e agora é ele quem dá continuidade ao legado. “Com orgulho, o meu filho também gosta e tem interesse pela apicultura”.

O produtor salientou, ainda, que melhorou muito a produção e a industrialização do produto há mais de sete anos. “A parceria com a ATeG há pouco mais de dois anos vem nos ajudando a melhorar as práticas de qualidade do mel”.

CONHEÇA TODOS OS PREMIADOS

MEL CLARO

1º Lugar Mel Claro:  Apicultura do Máximo (RS)

2º Lugar Mel Claro: Apiário Sul de Minas (MG)

3º Lugar Mel Claro: Apiário Três Coqueiros (SC)

4º Lugar Mel Claro: Apiário Cambará (RS)

5º Lugar Mel Claro: Apiário ApisBc (BA)

MEL ESCURO

1º Lugar Mel Escuro: Mel Pantaneiro (MS)

2º Lugar Mel Escuro: Tineli Apicultura (SC)

3º Lugar Mel Escuro: Apiário Rainha da Serra (SC)

4º Lugar Mel Escuro: Apiário Venturin (PR)

5º Lugar Mel Escuro: Apiário São José (CE)

 

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar

Últimas notícias

Idosa encontra o amor da vida dela aos 68 e se casa; “noiva mais linda”

A felicidade entre as notícias boas mais lidas do...

Novo salário mínimo será de R$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real

Agora é oficial: o novo valor do salário mínimo...

Programação da virada tem fogos, música e festas

A virada de ano promete ser de festa e...

Moradores têm mal-estar após consumir marisco

Moradores da região relataram, pelas redes sociais, que apresentaram...

São Silvelho é sucesso de público e de solidariedade

A tradicional Corrida de São Silvelho, em sua 24ª...

Notícias Relacionadas