Saúde intensifica pedido para vacinação contra a meningite

Aumento de casos foi registrado nos últimos meses em Santa Catarina

Santa Catarina tem registrado um avanço significativo nos casos de meningite nos últimos anos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Até outubro de 2025, o estado contabilizou 36 confirmações, número que mantém a tendência de oscilações observada desde 2021, quando foram registrados 14 episódios.

Em 2022, o total subiu para 26, passou para 30 em 2023 e fechou 2024 com 28 ocorrências. As vacinas que protegem contra diferentes tipos de meningite bacteriana seguem disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo BCG, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Haemophilus influenzae tipo B e Pneumocócica.

A imunização com a vacina meningocócica C é indicada para crianças a partir dos três meses até antes dos cinco anos, com esquema inicial e reforço. Já a ACWY integra o calendário para adolescentes de 11 a 14 anos.

O número de mortes também subiu: foram três em 2024 e sete em 2025. Os casos estão distribuídos por Santa Catarina, mas a maior concentração ocorre na Serra Catarinense, seguida da região nordeste do estado.

A faixa etária mais afetada é de adultos entre 30 e 39 anos. Entre os sorogrupos identificados, o C é o mais prevalente e o que apresenta maior letalidade, inclusive com três dos sete óbitos registrados neste ano, todos entre pessoas de 20 a 39 anos.

A doença costuma evoluir rapidamente, com sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas ou roxas na pele, que podem indicar meningococemia. Alterações de comportamento, como confusão e sonolência excessiva, também são sinais importantes. Em bebês, irritação, febre e falta de apetite podem ser as únicas manifestações.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou até fatores não infecciosos.

Medidas de prevenção incluem manter ambientes ventilados, redobrar a higiene das mãos, limpar superfícies de uso comum, garantir cuidados com utensílios e brinquedos e evitar compartilhar objetos pessoais.

Diário do Sul

Últimas notícias

Presidente da Rede Masculina de Orleans usou a tribuna da casa para divulgar os trabalhos

Aconteceu mais um Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores...

NOVA VENEZA | “Pulcinella no canto da cidade” entra na última semana de apresentações

O espetáculo gratuito de bonecos "Pulcinella no canto da...

Justiça condena envolvidos por fraudes milionárias registradas em construtora de Criciúma

A 1ª Vara Criminal de Criciúma condenou os responsáveis...

Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel celebra 1º ano com avanços e histórias de superação

O Ambulatório de Transplantes Dr. Joarês Luiz Nogara, do...

Nova regra exigirá CNH, placa e capacete para todos os ciclomotores em 2026

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reforça a...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas