Saúde e Neurocirurgia: caso de Chico Buarque chama atenção para condição silenciosa que afeta idosos

Importante dizer ainda que a presença de um ou mais desses sintomas já é motivo para investigação neurológica

Na última semana, o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, de 80 anos, foi submetido a uma neurocirurgia para tratamento de hidrocefalia de pressão normal (HPN), condição que, embora pouco conhecida do grande público, é mais comum do que se imagina em pessoas com mais de 60 anos.

hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo acúmulo de líquor (líquido cefalorraquidiano) dentro das cavidades cerebrais, sem aumento significativo da pressão intracraniana. Isso pode ocorrer com o avanço da idade, quando o cérebro diminui de volume e altera o fluxo natural desse líquido.

Segundo a Associação Brasileira de Neurocirurgia, a HPN pode ser subdiagnosticada por se manifestar com sintomas semelhantes a outras doenças do envelhecimento, como Alzheimer ou Parkinson. Os sintomas que devem acender o alerta são:

·         Dificuldade para caminhar (marcha lenta, passos curtos e instáveis)

·         Comprometimento cognitivo (especialmente perda de memória recente)

·         Incontinência urinária (urgência ou perdas involuntárias)

Importante dizer ainda que a presença de um ou mais desses sintomas já é motivo para investigação neurológica.

neurocirurgião Dr. Denildo Veríssimo, especialista em tumores do sistema nervoso e técnicas minimamente invasivas, comenta o caso: “O sistema nervoso central é inteiro preenchido por um líquido claro chamado líquor, que é produzido e absorvido continuamente. Com a idade, o cérebro pode encolher e dificultar essa circulação, gerando um acúmulo que pressiona estruturas internas e causa sintomas como dificuldade para andar, lapsos de memória e até perda de controle urinário. Quando esses três sintomas aparecem juntos, a suspeita de hidrocefalia de pressão normal deve ser investigada.”

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem (como ressonância magnética ou tomografia), avaliação neurológica detalhada e, em alguns casos, punção lombar com retirada de líquor para teste clínico.

O tratamento envolve, na maioria dos casos, a implantação de uma válvula de derivação (chamada derivação ventrículo-peritoneal), que redireciona o excesso de líquor para a cavidade abdominal, onde será absorvido pelo organismo.

Em situações selecionadas, especialmente quando há obstruções específicas no fluxo do líquor, pode ser indicada uma cirurgia endoscópica minimamente invasiva, como a ventriculostomia endoscópica, que cria uma nova via de escoamento para o líquido dentro do cérebro, sem a necessidade de implante de válvula. “O mais importante é o diagnóstico precoce. A hidrocefalia de pressão normal pode ser reversível em muitos casos, desde que identificada a tempo. Se você ou alguém próximo apresenta esses sintomas, procure um neurocirurgião para avaliação adequada”, finaliza Dr. Denildo.

Sobre o Dr. Denildo Veríssimo – Com uma carreira que combina excelência técnica, paixão pela ciência e um compromisso inegociável com o cuidado humanizado, o Dr. Denildo Veríssimo representa uma nova geração de médicos que enxergam além do bisturi. Sua atuação é guiada pelo conhecimento, mas também pela empatia, pelo desejo de aliviar a dor — física e emocional — e pela certeza de que cada paciente carrega uma história única. Em sua rotina entre centros cirúrgicos, consultórios e salas de aula, ele equilibra precisão técnica com escuta ativa, conectando ciência e propósito em cada decisão clínica. Para ele, Medicina não é apenas diagnóstico ou procedimento — é presença, responsabilidade e respeito. Em um cenário cada vez mais tecnológico e acelerado, Dr. Denildo reforça, com exemplo diário, que o toque humano continua sendo o maior diferencial da medicina. E que a verdadeira transformação acontece quando o saber se alinha com a sensibilidade.

Serviço:

Atendimento nos hospitais: Nossa Senhora das Graças, Centro de Oncologia do Paraná e Sugisawa.

Especialista em: neurocirurgia minimamente invasiva, tumores cerebrais, doenças da coluna e neuro-oncologia.

Instagram: @neurocirurgia

Contato whatsapp – 41 99915-4121

Teleconsultas whatsapp: 41 3253-1379

Informação para a imprensa:

RS Comunicação

[email protected]

[email protected]

Últimas notícias

Universidade Gratuita: Unesc reforça transparência e protocola pedido de acesso a dados no TCE

A Unesc protocolou nesta semana, junto ao Tribunal de...

Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento do incentivo frequência nesta segunda-feira (23)

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (23), o pagamento de...

Três mulheres são vítimas de atropelamento em Criciúma

As guarnições de Içara e Forquilhinha foi acionada na...

Lombas Trail Run: Içara recebe desafio de corrida em meio à natureza

As provas de corrida estão cada vez mais ganhando...

Chuva não impede fiéis de celebrarem Corpus Christi na Diocese de Criciúma

As tradicionais celebrações de Corpus Christi na Diocese de...

Notícias Relacionadas