Saúde bucal e evitar álcool e fumo são cuidados que as mulheres devem tomar para evitar complicações na gravidez

O consultor Philips Avent e médico obstetra Alberto Guimarães traz dicas para serem aplicadas durante a gravidez, de modo que mulheres e bebês vivenciem essa fase de modo tranquilo

Philips Avent – marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo – convida o médico obstetra e consultor Philips Avent, Alberto Guimarães, para trazer luz a algumas situações que podem ser evitadas e que trazem complicações para a mulher que deseja engravidar ou para a gestante e, claro, também para o bebê.

“Temos que ressaltar, inicialmente, que, caso a mulher esteja se planejando para engravidar, é importante que ela faça uma reflexão sobre seu estilo de vida, sedentarismo, alimentação, obesidade, porque ela vai ser a matriz, aquela que gera essa nova vida. E como o bebê estará dentro dela, o estado de saúde e emocional nos quais ela se encontra irão repercutir diretamente na saúde desse bebê, nas condições intraútero”, explica o especialista.

Sobre os dois piores hábitos que podem ser listados a serem evitados pelas futuras mamães, Dr. Alberto é enfático: “Os mais marcantes são o tabagismo e o etilismo. E no caso das mães que consomem álcool, é uma prática absolutamente desaconselhável para esse momento a ponto de poder adquirir algumas síndromes. E o bebê pode nascer em síndrome de abstinência, querendo e precisando de álcool em seu corpo. Para se ter uma ideia, o líquido amniótico fica com teor de álcool e a placenta não consegue filtrar esse álcool, que entra no organismo da mãe e do bebê. E essa substância, somada ao cigarro, pode provocar uma calcificação na placenta, que faz com que a quantidade de nutrientes disponíveis para a criança diminuam, a ponto de ele parar de crescer e se desenvolver, além de diminuir a quantidade e a qualidade do líquido amniótico disponível.”

O terceiro hábito que pode trazer complicações à gravidez, de acordo com o médico, é a má saúde bucal. “É uma questão séria, que pode levar problemas ao feto. Uma alteração de gengiva, por exemplo, pode ser a porta de entrada para uma infecção que vai circular no sangue materno e pode acometer o bebê. Uma das causas importantes dessa infecção ou dessa não observância da saúde bucal da mãe é que ela pode provocar parto prematuro e a prematuridade deste bebê”, pontua o especialista.

O quarto fator preocupante é a obesidade na gestação. “Quando a gestante está obesa ou com sobrepeso, ela pode prejudicar a si mesma e ao feto. Essas duas situações podem ser facilitadores para o surgimento de outras comorbidades, se não tratadas, como a chance de desenvolver diabetes gestacional. Também aumenta a chance de uma pré-eclâmpsia ou eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial durante a gestação e em função da gestação. E, claro, um parto prematuro ou realizado em condições não tão tranquilas”, finaliza o consultor da Philips Avent, o obstetra Dr Alberto Guimarães.

Sobre a Philips Avent:

Philips Avent é a marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo. Há 37 anos, cria soluções inovadoras que visam transformar a alimentação, os cuidados com a saúde das mães e dos bebês e a segurança de milhões de crianças. A companhia construiu a sua história alinhada às famílias e profissionais de saúde, sempre pautada em estudos e pesquisas, a fim de entregar qualidade e inovação em seus produtos e ações. Avent é uma das marcas da Royal Philips, empresa líder em tecnologia da saúde, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas e em permitir melhores resultados por meio do ciclo completo da saúde, que envolve desde vida saudável e prevenção, até diagnóstico, tratamento e cuidados domiciliares. Fundada na Holanda, a Philips é líder em diagnóstico por imagem, terapia guiada por imagem, monitoração de pacientes, informática voltada à saúde, cuidados domésticos e saúde do consumidor. Para saber mais sobre a Philips Avent, acesse o site.

Imprensa Philips do Brasil:

FleishmanHillard Brasil

Silvana Chaves | [email protected] | 11 95357-5716

Manuela Minns | [email protected] | 11 96194-4586

Renata Pacheco Jordão | [email protected] | 21 99466-4316

Últimas notícias

Primeira lua cheia de 2025 traz programação especial para o Parque Astronômico de Criciúma

Desde os antigos astrônomos até os observadores modernos, a...

CARNAVAL 2025: Prefeitura de Garopaba abre credenciamento para o tradicional desfile de blocos

Iniciando os preparativos de uma das festas mais alegres...

Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025

Com a correção, o teto dos benefícios da Previdência...

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

A Receita Federal emitiu nesta sexta-feira (10) um alerta...

Notícias Relacionadas