Saque e Pague reforça a segurança em terminais de autoatendimento

Medidas garantem transações mais seguras aos clientes e reduzem os ataques físicos e cibernéticos.

A Saque e Pague, plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia, alcançou a marca de 90% na redução de ataques físicos em seus terminais nos últimos quatro anos. A companhia tem realizado investimentos significativos em segurança patrimonial, adotando soluções avançadas para ampliar a proteção e eficiência nas transações dos clientes.

Desde 2021, este número caiu para cerca de cinco tentativas por ano. Essa redução acompanha o mercado, que entre 2020 e 2022, segundo dados da Febraban, teve 56,7% a menos de ataque a caixas eletrônicos no Brasil.

“Estudamos os melhores métodos de segurança para proteger os nossos terminais. Adotamos avançadas metodologias tecnológicas que tornam nossos sistemas mais seguros em múltiplas camadas, assegurando a integridade dos fluxos transacionais e implementando diversos controles de segurança. Hoje, contamos com uma equipe dedicada, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para verificação e monitoramento contínuo. Em caso de alerta de incidente, um protocolo imediato é acionado para mitigar riscos”, explica Paulo César Pinheiro, CEO da Saque e Pague.

Além dos ataques aos terminais de autoatendimento, as tentativas de golpes mais comuns registrados pela companhia são ciberataques, circulação de cédulas falsificadas e transações fraudulentas. “Garantimos a integridade física dos nossos ATMs, mas precisamos garantir a segurança de todo o processo das transações, desde as ações físicas até as movimentações digitais. Investimos anualmente em soluções que entregam aos clientes, varejistas e público final, uma experiência positiva”, comenta o CEO.

A Saque e Pague é aprovada e certificada pelo PCI Data Security Standard (PCI-DSS), fórum aberto global para o contínuo desenvolvimento, aprimoramento, armazenamento, disseminação e implementação de padrões de segurança para a proteção de números de cartão. A companhia atende aos 12 requisitos obrigatórios do PCI Security Standards Council com outros 251 sub-requisitos.

Segurança Digital

Segundo a Febraban, os golpes via Pix tiveram um aumento significativo em 2024, com prejuízos de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 43% nas transações fraudulentas. Os investimentos da Saque e Pague refletem também no ambiente virtual e nas operações em seus terminais. Com a chegada do Pix, em 2020, a empresa adotou uma série de medidas para minimizar ameaças e evitar problemas com a ferramenta, como o monitoramento contínuo das transações, a implementação de tecnologias de segurança avançadas, autenticação multifatorial e criptografia de dados, além de protocolos de prevenção contra fraudes em tempo real.

“Investimos no suporte e orientação aos clientes, promovendo a conscientização sobre como realizar transações seguras e evitar situações que possam gerar riscos. Nossa equipe de segurança está em constante vigilância para detectar e mitigar qualquer atividade suspeita. Essas ações contribuem para proteger os clientes e garantir a integridade das transações realizadas via Pix”, finaliza Paulo César Pinheiro.

Sobre a Saque e Pague

Criada em 2010, a Saque e Pague é uma plataforma que facilita e democratiza o acesso das pessoas a soluções financeiras por meio da tecnologia. A empresa possui uma rede de autoatendimento que transformou o fluxo do dinheiro no Brasil ao permitir a circulação de valores, de forma descomplicada, no mundo físico e digital. Foi protagonista ao trazer para o País a tecnologia de reciclagem de cédulas, que faz com que o dinheiro circule de forma mais sustentável.

São diferentes soluções, inovadoras e pioneiras, focadas no varejo, em instituições financeiras e em pessoas físicas – mesmo as não bancarizadas, o que possibilita a inclusão de forma democrática à parte essencial do sistema financeiro. Hoje, a empresa está presente em mais de 500 cidades por todo o País, sendo que, em mais de 50 delas, a rede é a única opção de autoatendimento. São cerca de 3 mil pontos de atendimento. Além disso, a empresa tem expandido suas operações no exterior, levando a sua expertise e tecnologia no gerenciamento do dinheiro. Além disso, a empresa tem expandido suas operações no exterior, levando a sua expertise e tecnologia no gerenciamento do dinheiro. Além do Brasil, a Saque e Pague possui mais de 180 pontos no México e na Colômbia.

 

CDI Comunicação

Thiago Rodrigues – [email protected]

Brenda Novaes – [email protected]

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