Foi realizado no serviço de otorrinolaringologia cirurgias eletivas a primeira cirurgia de septoplastia realizada no hospital de São Joaquim.
O desvio de septo nasal, segundo o Ministério da Saúde, é uma condição caracterizada pelo desvio para um ou outro lado da parede de osso, cartilagem e mucosa que separa as duas narinas. Isso estreita a passagem de ar pelo nariz, podendo causar obstrução da respiração nasal.
“A cirurgia é realizada por videoendoscopia e com equipamentos de alta precisão, sem cortes externos, cicatrizes ou marcas roxas na pele. O paciente sai do centro cirúrgico respirando pelo nariz, recebe alta no mesmo dia e pode descansar em casa já na primeira noite após o procedimento”.
O desvio de septo pode ser congênito e manifestar-se ainda na infância, ou ser decorrente de um trauma (como uma pancada ou queda). Em todos os casos, o principal sintoma para prestar atenção é, segundo os médicos, “dificuldade para respirar pelo nariz no repouso, durante atividades físicas ou mesmo durante o sono”. Dependendo do caso, alguns pacientes podem também ter “sangramentos nasais, quadros de sinusite aguda, roncos noturnos e apneia do sono”, dizem os médicos.
Fonte da Pauta: São Joaquim Onçline