São Joaquim avança na consolidação da Indicação Geográfica da Carne de Frescal

Durante a abertura da 10ª Vindima de Altitude foi entregue pelos representantes do Sebrae/SC a documentação do processo

Atualmente São Joaquim em Santa Catarina, possui quatro Indicações Geográficas (IG) dos seguintes produtos: Maçã Fuji, Mel de Melato da Bracatinga, Vinhos de Altitude e o Queijo Serrano. Com o apoio do Sebrae/SC, por meio de estratégias voltadas ao turismo e em busca da quinta Indicação, representantes da entidade realizaram a entrega da documentação do processo inicial já realizado para a consolidação da Carne de Frescal, ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), durante a abertura da 10ª Vindima de Altitude, que ocorreu na última semana.

Durante o evento, ocorreu o ato de assinatura de um protocolo com o Sebrae/SC e a Administração, dentro do Programa Cidade Empreendedora, para criação da marca turística de São Joaquim. Estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae/SC, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Renato Campos Carvalho, o vice-presidente do Conselho, Marcos Pagani e o gerente regional Altenir Agostini.

FRESCAL

O gado alimentado na Serra com capim mimoso, alguns com suplementação, e a genética de qualidade proporcionam um sabor diferenciado à carne. Após o abate é preparado o Frescal, uma carne curada e com consistência. O produto agrega valor para a Serra Catarinense, fator que motivou a criação do selo de IG.

A valorização de produtos territoriais é uma estratégia do Sebrae/SC para geração de renda dos produtores rurais, como explica Agostini. “A região possui várias Indicações Geográficas, o alho roxo na região de Curitibanos e principalmente o Frescal na região de São Joaquim. Durante a abertura da Vindima, realizamos a entrega da documentação necessária para protocolar a IG no INPI”, comenta.

Os estudos, levantamentos, diagnósticos e a delimitação territorial já foram concluídos e encaminhados. A Associação inicia o processo de entrada no INPI, solicitando o deferimento. “Essa será a quinta Indicação Geográfica da Serra Catarinense, colocando a região como uma das principais no país em termos de produtos com essa classificação”.

IG

O Sebrae realiza o diagnóstico dos potenciais IGs ou Marcas Coletivas (MCs) brasileiras por meio de avaliações presenciais e virtuais. O IG é a designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada quando certifica a qualidade, reputação ou outra característica essencialmente atribuída a essa origem.

10ª VINDIMA

A 10ª Vindima de Altitude de Santa Catarina é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.  Correalização Vinhos de Altitude Produtores Associados. Os patrocinadores são: Unifique e Sicredi. Parceiros: Núcleo de Gastronomia Associação Empresarial de São Joaquim, Keylex Alimentos, Empório Toscano, Cacau Show, SG Facas Artesanais. Apoio: Prefeitura de São Joaquim e Sebrae/SC.

Fonte: PCV Assessoria & Comunicação/MB Comunicação

Últimas notícias

Comitiva de Imbituba está na maior feria de turismo da América Latina

Imbituba está representada por um grupo dirigido pela Secretaria...

Mutirão da campanha Castração é a Solução realiza 267 procedimentos no final de semana em Criciúma

Iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de animais...

PM resgata cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de...

Juventus recebe R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar para investir na base

O Juventus ganhou mais uma ajuda para o fortalecimento...

CBF afasta três árbitros após a 1ª rodada do Brasileirão

As polêmicas logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro...

Notícias Relacionadas