São Joaquim avança em projeto de controle populacional e bem-estar animal

Esses atendimentos emergenciais são custeados com recursos disponibilizados à Acapra pela prefeitura

A Prefeitura de São Joaquim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, completou em 2023 cinco anos de execução do projeto de controle populacional de cães e gatos, que se dá através da castração desses animais. Desde o início do projeto, foram investidos R$ 391.529,67, montante destinado à Associação Catarinense de Proteção aos Animais (Acapra) e às clínicas conveniadas, responsáveis pelas castrações.

Em 2024, a prefeitura manteve o compromisso com a continuidade do projeto, investindo R$ 213.120,00 no ano. A principal novidade deste novo ciclo é a inclusão de atendimentos emergenciais para os animais, que contempla, além das castrações, o cuidado de cães e gatos de rua que tenham sido atropelados ou que apresentem doenças e foram abandonados. Esses atendimentos emergenciais são custeados com recursos disponibilizados à Acapra pela prefeitura.

O projeto de 2024 também trouxe a colaboração de outras secretarias municipais, como a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Educação. Além disso, instituições como o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Ministério Público e a própria Acapra participaram da formulação do projeto. Cada uma dessas entidades contribuiu com orientações e suporte dentro de suas áreas de atuação, unindo esforços para implementar um Projeto de Saúde e Bem-Estar Animal no município.

Uma das primeiras ações dessa nova fase é a realização de um diagnóstico populacional de cães e gatos em São Joaquim, tarefa que será conduzida pelas agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária. O projeto também prevê a ampliação do Centro de Bem-Estar e Abrigamento dos Animais, que contará com novas baias de alojamento, área de banho e tosa, recepção, armazenamento de ração e uma sala de farmácia e curativos. Com isso, busca-se proporcionar um atendimento mais eficaz e digno aos animais temporariamente acolhidos no canil.

Outro avanço é a inclusão da microchipagem de cães e gatos, que permitirá a fácil identificação dos animais e de seus tutores, facilitando a gestão e o controle desses pets no município. A conscientização também é um pilar importante deste projeto. A Secretaria Municipal de Educação será responsável por promover, nas escolas, atividades voltadas à educação ambiental com foco no bem-estar animal, sensibilizando as novas gerações sobre a importância do cuidado e respeito aos animais.

Com essa iniciativa, São Joaquim avança na proteção e controle populacional de cães e gatos, oferecendo cuidados emergenciais e educação preventiva, e integrando diferentes esferas do poder público e da sociedade para garantir o bem-estar dos animais na cidade.

Assessoria de comunicação Prefeitura de São Joaquim

Últimas notícias

terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Argentina neste domingo, 20

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a Argentina neste...

Buscas pelo corpo do homem que submergiu no Rio Tubarão devem continuar hoje segunda (21)

As buscas foram encerradas no fim da tarde deste...

Entidades sindicais se mobilizam para enviar documento ao presidente da República

Representantes de 26 entidades dos movimentos sindical e social...

Criciúma vence Concórdia e avança na Copa Sul Sub-15; Sub-17 é derrotado pela Chapecoense

A equipe sub-15 do Criciúma segue firme na Copa...

Criciúma abre cadastramento facial aos seus sócios

A partir desta quinta-feira (17/10/2024) o sócio do Criciúma...

Notícias Relacionadas