Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou na sexta-feira (12/04) a Portaria SAR nº 11/2024

Que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria. A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Está em vigor no país e em Santa Catarina o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária. Com isso, justifica-se a necessidade de regramento específico para a realização de eventos com aglomeração de aves. “Essa portaria é resultado de estudos da equipe técnica da Cidasc e de diálogo com a SAR e representantes do setor. A liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências. Dessa forma, iremos prezar pela sanidade, quando autorizada a realização desses eventos”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.   A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com a participação exclusiva de passeriformes, com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário do município e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.

Além disso, foram elencadas as exigências de medidas de biosseguridade, tanto no local do evento, quanto de criação de passeriformes. Também é levada em consideração a necessidade da obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.

 

Informações à imprensa: Andréia Cristina Oliveira

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Últimas notícias

Gabriel Carvalho é o novo técnico do Caravaggio

O Caravaggio acertou nessa segunda-feira (9) a contratação de...

Carnaval: o que diz a lei trabalhista sobre a liberação de empregados

Com a proximidade da folia momesca, volta à pauta...

PMSC desmonta esquema de tele-entrega de drogas e prende casal em Tubarão

A Polícia Militar de Santa Catarina desarticulou, nesta quarta-feira...

Idoso é encontrado inconsciente após queda de seis metros de altura

Um homem de 75 anos ficou gravemente ferido após...

Carnaval acende alerta para fraudes e golpes financeiros no país

O Carnaval, período marcado por grandes aglomerações e aumento...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas