Evento acontece entre 29 de julho e 4 de agosto; programação de Santa Catarina terá workshops, degustações, promoções e lives
Santa Catarina se prepara para participar com destaque da Semana da Cultura do Chá no Brasil, que acontecerá de 29 de julho a 4 de agosto. O evento, que celebra a tradição e a inovação no setor de chá, contará com a presença de especialistas do estado, que compartilharão seus conhecimentos e experiências através de uma programação diversificada.
SC tem tradição no consumo e negócios de chá
O estado de Santa Catarina possui cerca de 21 mil estabelecimentos que produzem, beneficiam ou comercializam chás e infusões, o que representa 4,5% do total de negócios do setor no Brasil, segundo relatório mais recente do Sebrae SC, de 2017.
“O mercado do chá no estado é bastante maduro. O catarinense tem uma relação muito forte com infusões e é comum ver uma térmica com chá em estabelecimentos, reforçando a boa aceitação e o crescente interesse pelos chás da Camellia sinensis,” explica Eduardo Antonio Carletto Junior, coordenador estadual do evento e gerente da Temperos Nona Rosa.
O coordenador também avalia que Santa Catarina é um polo de empreendedorismo no setor. “Temos a Infusorina, uma plataforma de distribuição de chás nacionais que representa os três principais produtores do Brasil: Amaya Chás, Sítio Shimada e Sítio Yamamaru. Contamos com marcas de kombucha de excelente qualidade, chás de sachês consolidados e empresas de chá de folha solta com produtos de altíssima qualidade. Santa Catarina possui seis medalhas no Concurso Brasileiro de Chás (CBC) de cinco marcas diferentes”, diz Eduardo.
Além disso, existe uma grande demanda no mercado fitness, sendo que o chá verde segue como preferido de praticantes de atividades físicas, profissionais da nutrição e também no preparo de kombuchas.
PROGRAMAÇÃO
29/07 até 04/08
8h30 – 18h30 – Degustação de blends de chá da Nona Rosa
(Rua Governador Lacerda, 166, São Cristóvão, Videira).
8h30 – 18h30 – Degustação de chá da Venah – Collab. com Sisters Marmitas Fit – Durante a semana será comercializado bolo com receita especial utilizando chá da Venah.
(Rua Herculano Coelho de Souza, 1129-Reunidas-Caçador/SC
31/07
(horário a definir) – Roda de Conversa no Projeto Paec Uniarp – Chás e Benzimentos
Organização: Venah
Local: Uniarp Caçador (Rua Victor Baptista Adami, 800 – Centro, Caçador – SC)
19h30 – Workchá: Workshop de introdução ao mundo do chá com degustação guiada.
(Rod. Eng. Lineu Bonato, S/N, Campo Experimental, Videira)
Valor: R$25,00
02/08 e 03/08
Degustação de chás na Casa de Chá Lojinha das Especiarias.
(Rua São José, 48 B: São Cristovão – Videira/SC)
Gratuito.
Além disso, todas as marcas participantes produzirão conteúdo educativo online e promoções exclusivas de produtos e cursos: Nona Rosa, Lojinha de Especiarias GR Condimentos, Infusorina, Instituto Chá, Lorac Consultoria e Eventos, Otcha e Venah. Acesse a programação completa aqui: Link .
Semana quer formar público mais crítico e criar conexões
O amadurecimento do mercado do chá no Brasil foi o que motivou a criação da Semana, que está na segunda edição e irá reunir apaixonados pela bebida e empreendedores do setor no Distrito Federal, além dos estados do Rio de janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais.
A iniciativa nasceu através de amantes e profissionais do chá que compõem o grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá. Este ano, a Semana da Cultura do Chá no Brasil também conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira de Chá).
Este ano, o evento conta com 134 marcas participantes, 41 voluntários e 20 patrocinadores, além do apoio de embaixadas internacionais.
Um dos grandes objetivos da Semana da Cultura do Chá no Brasil é formar novos públicos e educar o consumidor para que ele consiga valorizar produtos de boa qualidade e fazer melhores escolhas, além de estimular novos negócios na área.
Chá é tendência de consumo e mercado
Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.
Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.
SERVIÇO
SEMANA DA CULTURA DO CHÁ NO BRASIL 2024
De 29 de julho a 04 de agosto
Atividades presenciais e online
Programação completa em Link
Perfil oficial: @semanadocha