Santa Catarina reafirma em 2025 sua posição estratégica como potência nacional no setor florestal, com mais de 1,04 milhão de hectares plantados, sendo 713,6 mil hectares de pinus e 325 mil de eucalipto. Esses cultivos garantem uma produção anual estimada em 28,3 milhões de m3 de madeira em tora, matéria-prima fundamental para abastecer indústrias de serrados, painéis, móveis, papel e celulose, que alavancam a economia estadual e fortalecem a balança comercial brasileira.
No ano passado, Santa Catarina respondeu por 51% das exportações nacionais de madeira serrada de coníferas, movimentando US$ 331 milhões e tendo como principais destinos Estados Unidos, México, Vietnã e China. Outros segmentos igualmente relevantes, como molduras, compensados e painéis reconstituídos, ampliaram a presença catarinense em mercados internacionais exigentes, demonstrando a competitividade do segmento.
O setor de base florestal é também um importante gerador de empregos. As 11,4 mil empresas catarinenses ligadas à atividade empregam mais de 103 mil pessoas. A força industrial de Santa Catarina se destaca pela diversificação da cadeia, que vai desde a produção de biomassa energética até produtos de alto valor agregado, consolidando o estado como referência em inovação e sustentabilidade.
“A atividade da indústria florestal é um dos pilares da economia catarinense. Produzimos com eficiência, tecnologia e responsabilidade socioambiental, garantindo competitividade internacional e impacto positivo para milhares de famílias daqui”, celebra o presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira.
Municípios líderes em reflorestamentos
Santa Cecília, Lages e Otacílio Costa ocupam as três primeiras posições entre os municípios catarinenses com maior área de florestas plantadas, somando juntos cerca de 115 mil hectares. Outros polos que integram a lista são Caçador (27,1 mil ha), Rio Negrinho (27 mil ha), Lebon Régis (23,2 mil ha), Mafra (21,8 mil ha) e Capão Alto (20,8 mil ha). Ao todo, os 10 municípios de maior destaque no setor concentram aproximadamente 271 mil hectares reflorestados, o equivalente a um quarto da área plantada em todo o território catarinense.
ACR completa 50 anos de história
Em 3 de novembro de 2025, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) comemora cinco décadas de atuação em defesa do setor, consolidando-se como voz institucional das empresas de base florestal no Estado. Criada em 1975 como Associação Catarinense de Reflorestadores, a entidade evoluiu acompanhando os desafios globais, fortalecendo o associativismo e promovendo práticas de manejo sustentável. Hoje, reúne 46 associados e segue como protagonista no desenvolvimento econômico e ambiental de Santa Catarina. O documento que traz todo o levantamento da atividade e apresenta ao mercado os números do setor é o Anuário Estatístico de Base Florestal 2025, produzido pela entidade, e que está disponível para consulta em www.acr.org.br.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Olívia Bueno – [email protected] – +55 (47) 3170-0082
Ricardo Ruas – [email protected] – +55 (47) 99995-1846
Associação Catarinense de Empresas Florestais
Rua João de Castro, nº 68, 8º andar,
Centro, Lages (SC)
Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.